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Comitê Canal Indireto

Foco na regulação, normatização e eficiência da cadeia de abastecimento

O mercado vem passando por significativas modificações ao longo dos últimos anos, as quais precisam ser adequadamente estudadas e regulamentadas. Para atender a essa necessidade, a ABAD criou, em 2013, o Comitê Canal Indireto, um grupo de trabalho que tem como objetivo responder às novas necessidades de regulamentação do setor.

Suas funções são analisar, debater e contribuir para a construção de um consenso que padronize os modelos de operação de atacado existentes no Brasil, com a participação dos agentes de distribuição, da indústria e de especialistas com profundo conhecimento da cadeia de abastecimento  e das peculiaridades do canal indireto, responsável pela distribuição de mais da metade dos produtos mercearis que abastecem os lares brasileiros.

O Comitê Canal Indireto marca uma evolução significativa no relacionamento entre os agentes de distribuição, a indústria e os demais integrantes da cadeia de abastecimento, sempre de forma consensual entre os seus integrantes, visando esclarecer semelhanças e diferenças entre os principais modelos de atuação do atacado distribuidor, discutir vantagens e desvantagens de cada modelo, além de resolver dúvidas dos empresários, evitando conflitos comerciais e/ou jurídicos e ajudando os agentes de abastecimento a traçar estratégias comerciais que permitam ao setor trabalhar com maior eficiência.

Tanto para o agente de distribuição como para a indústria e para o mercado em geral, é importante ter uma definição clara e conhecimento aprofundado das características de todos os modelos de operação do atacado.

Esse conhecimento fará com que cada atacadista ou distribuidor tenha uma estratégia clara de atuação, mesmo que ele opere em mais de um modelo. Dessa maneira, é possível evitar que um dos modelos concorra com outros dentro do próprio grupo e também é possível obter melhores resultados nas parcerias comerciais.

O objetivo maior é sempre promover a transparência, a formalização, a padronização, a segurança jurídica do ambiente de negócios, a isonomia nas condições concorrenciais e o aumento da eficiência da cadeia de abastecimento.

Dos estudos e debates efetuados em conjunto pelo grupo, o Comitê pretende elaborar um Código de Autorregulamentação dos Modelos de Negócios do Canal Indireto Brasileiro, que deverá servir como norte de relações mais saudáveis e transparentes entre os agentes de distribuição, seus fornecedores e clientes.

Participantes deste Comitê:
Agentes de distribuição dos diversos modelos de negócios em atuação no setor (distribuidor, atacadista generalista, cash & carry etc), indústria e entidades parceiras.

Líder:
José do Egito Frota Lopes Filho - Presidente da ABAD

Coordenador:
Prof. Nelson Barrizzelli – Professor e pesquisador da FIA

GT – Grupo de Trabalho:
Roger Saltiel - Diretor da Integration Consultoria
Rodrigo Cassarino – Diretor da Integration Consultoria
Luiz Carlos de Almeida – Diretor da Integration Consultoria
Rafael Gibbin – Diretor da Integration Consultoria
Henriley Domingos – Diretor da Doctor Trade Consultoria
Fábio Marconi – Diretor da Doctor Trade Consultoria