O que é o Comitê Varejo Competitivo

Entre as ações promovidas pela ABAD para melhorar a competitividade do segmento está a criação dos Comitês ABAD, grupos de trabalho permanentes destinados a debater assuntos relevantes para toda a cadeia de abastecimento.

O comitê Varejo Competitivo é formado por representantes do atacado, por fornecedores da indústria e por empresas de pesquisa e de consultoria voltadas ao varejo independente.

Seu objetivo é buscar soluções para aperfeiçoar o desempenho do varejo independente e melhorar sua relação com o segmento atacadista distribuidor, pois a ABAD compreende que, à medida que o pequeno e o médio varejo se capacitam e desenvolvem vantagens competitivas, toda a cadeia de abastecimento torna-se mais eficiente e beneficia os agentes de distribuição, seus clientes varejistas e a indústria fornecedora.

Este Comitê atua com foco na capacitação, principalmente por meio do Programa Varejo Competitivo, uma parceria da ABAD com o SEBRAE Nacional que pretende levar aos varejistas independentes, principais clientes do segmento, os conhecimentos necessários para desenvolver seu negócio.

Nas reuniões bimestrais do Comitê Varejo Competitivo surgiram iniciativas dedicadas a esse propósito, entre elas a do Portal do Conhecimento, que oferece cursos em vídeo-aulas e palestras que podem ser acessados online.

.