Logo
Logo Logo Logo
Divulgação do Ranking


Divulgação do Ranking reúne 500 convidados

A divulgação do Ranking ABAD Nielsen 2016 – Ano Base 2015 foi realizada durante jantar na sede da Fecomercio-SP, no dia 25 de abril de 2016, com a presença da diretoria da ABAD, dos presidentes das 27 Filiadas Estaduais ABAD e de cerca de 500 convidados entre fornecedores, autoridades, entidades e empresários do setor.

O estudo foi apresentando pelo presidente da ABAD, José do Egito Frota Lopes Filho, pela diretora de atendimento da Nielsen, Daniela Toledo, e pelo professor e pesquisador da FIA, Nelson Barrizzelli. Além da análise dos números do ranking, eles fizeram uma avaliação do atual cenário de consumo, incluindo o desempenho do atacado de autosserviço, que teve expressivo crescimento entre 2014 e 2015.

Pesquisa realizada anualmente pela ABAD e que oferece ao mercado o mais abrangente panorama do segmento atacadista distribuidor nacional, o ranking apontou crescimento do setor de 3,1% em termos nominais em 2015 (em termos reais, houve queda de -6,8%). O faturamento anual foi de R$ 218,4 bilhões, garantindo ao setor uma fatia de 50,6% do mercado mercearil nacional. É o 11º ano em que essa participação de mercado supera os 50%, atestando a importância da atuação do chamado Canal Indireto da indústria, que atende a todos os estabelecimentos varejistas que não têm volume de pedidos para adquirir produtos diretamente do fabricante.

Jantar do Ranking ABAD também tem pauta política

Ao abrir o evento, o presidente da ABAD, José do Egito, também destacou aspectos da atuação política da entidade, vista como necessária neste momento que o país atravessa. “A ABAD, uma entidade apolítica, no sentido partidário, tem procurado intensificar a sua atuação política, no sentido amplo, por compreender que é nossa responsabilidade contribuir para o esperado processo de retomada econômica”, disse o presidente.

José do Egito mencionou as audiências de que a ABAD tem participado em Brasília e as reuniões com parlamentares para encaminhar as principais demandas dos agentes de distribuição, com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios da cadeia de abastecimento e a competitividade do setor, como a emenda ao novo código comercial e o projeto de lei do distribuidor, ambos em tramitação na câmara.

Ele também citou a participação nas atividades da UNECS, ao lado de ABRAS, CNDL, CABC, Alshop, Abrasel e Anamaco, cumprindo uma agenda permanente de debates sobre as medidas necessárias para reativar os investimentos e o consumo, assim participado dos recentes encontros realizados na Fiesp.

O senador e vice-presidente da entidade Douglas Cintra e o presidente da ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados, Fernando Yamada, também se pronunciaram a respeito da situação política do país e do posicionamento esperado por parte dos setores produtivos.

Em seu discurso, o senador Douglas Cintra reconheceu o empenho da ABAD na esfera política. “A ABAD tem feito um grande trabalho em Brasília, conseguindo abrir um diálogo, um debate sobre os assuntos que são importantes não só para o setor, mas para toda a economia do país. A entidade tem conseguido fazer diferença no Congresso Nacional, e essa mobilização dos empresários para o convencimento dos parlamentares sobre os temas abordados certamente vai trazer os melhores resultados”, afirmou.

Yamada é integrante da UNECS – União Nacional das Entidades de Comércio e Serviços, assim como Cláudio Conz, presidente da Anamaco - Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção, também presente no encontro. Lembrando que a ABAD foi sempre uma grande parceira da ABRAS, Yamada focou a sua fala na necessidade de reformas no país e na importância de conter os gastos públicos e não aumentar ainda mais os impostos, destacando que essa é uma bandeira da UNECS, assim como reduzir e simplificar a máquina pública.

Painel traz a experiência de empresários de sucesso do setor

Durante o jantar de divulgação do Ranking, também foram apresentados os ganhadores do prêmio Melhor Atacadista (Nacional e Estaduais), além de um painel com a participação do presidente José do Egito, do consultor e professor Nelson Barrizzelli, da diretora de atendimento ao Atacado e Varejo da Nielsen, Daniela Toledo, e de quatro empresários de sucesso do setor, para compartilharem sua visão sobre o ambiente de negócio do mercado de distribuição e falar um pouco sobre suas experiências à frente das empresas.

Para o presidente José do Egito, esses depoimentos são inspiradores no sentido de impulsionar a criatividade e a inovação necessárias para levar o setor a um novo patamar de competitividade.

Os empresários convidados deste ano foram Emerson Luiz Destro, da Destro Brasil Distribuição Ltda.; Alexandre Medeiros Sleiman, da J. Sleiman & Cia. Ltda.; José Luís Turmina, da Oniz Distribuidora Ltda., e Euler Fuad Nejm, da Decminas Distribuição e Logística S/A.

DATA 25/04/2016

PALESTRANTES

José do Egito Frota Lopes Filho – Presidente da ABAD
Daniela Toledo – Nielsen
Nelson Barrizzelli – FIA/USP
Marco Aurélio Lima – GfK
Douglas Cintra – Senador
Fernando Yamada – Presidente da ABRAS


PATROCINADORES

Addliner Logistics - Anhembi - Boa Vista SCPC - BrQualy Consórcios - Concha Y Toro - Dia% - GfK Brasil - Havaianas - Máxima Sistemas - Mondelēz - Nielsen - PC Sistemas - Serasa Experian - Simbiosoe

 

 

José do Egito - Presidente da ABAD

 

Fernando Yamada - Presidente da ABRAS

     
     
 

Senador Douglas Cintra

 

Prof. Nelson Barrizzelli

     
     
 

Alexandre Sleiman

 

Daniela Toledo - Diretora da Nielsen

     
     
 

Emerson Destro

 

Euler Fuad Nejm

     
     
 

José Luis Turmina

 

Presidente José do Egito e Senador Douglas Cintra

     
     
 

Painel de debate

 

Visão geral do evento

     
     
 

Visão geral do evento

 

Visão geral do evento