Logo
Logo Logo Logo
Setor no Brasil


 

Atualmente existem vários modelos de atacado no Brasil, classificados de acordo com a sua forma principal de atendimento aos clientes: o atacadista distribuidor, distribuidor exclusivo, distribuidor especializado por categoria (DEC), o atacadista de balcão e o atacado de autosserviço, entre outros, destacados no quadro abaixo.

 

Como eles atuam:

ATACADISTA GENERALISTA:

Compra e vende produtos de fornecedores da indústria sem vínculo de exclusividade ou de território:

COM ENTREGA:  Faz a venda ao varejo por meio de visitas de RCAs/vendedores e entrega no estabelecimento do cliente varejista.

AUTOSSERVIÇO (ATACAREJO E BALCÃO): Nesta modalidade, o cliente vai até a loja, paga na saída e transporta as compras em veículo próprio. No caso do balcão, o cliente tem a assistência de um atendente.

COM REDE DE VAREJO FIDELIZADA.

 

DISTRIBUIDOR (ESPECIALIZADO OU EXCLUSIVO): 

Compra e vende produtos de fornecedores da indústria, com os quais possuem vínculo de exclusividade, fazendo a venda ao varejo por meio de visitas de RCAs/vendedores e entregando no estabelecimento do cliente varejista. A exclusividade pode ser por:

MARCA, EMPRESA OU REGIÃO

CATEGORIA DE PRODUTO – Ex.: bebidas, limpeza, higiene pessoal, cosméticos

CANAL Ex.: farma, hotel, restaurante, padaria etc.

 

AGENTE DE SERVIÇOS:

É remunerado por comissão sobre volume de serviço prestado, em diversas áreas:

ÁREA COMERCIAL (BROKER/RCA): Faz a operação comercial e financeira, desempenhando as funções de vendas e cobrança. 

OPERADOR LOGÍSTICO (CD/FROTA): Realiza funções de distribuição física dos produtos e também de movimentação e armazenagem de cargas para a indústria, que assim não precisa manter depósito na região em que atua seu operador logístico.

MERCHANDISING (PROMOTORES): Realiza atividades no ponto de venda (PDV) que visam promover marcas e produtos com o objetivo de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores.