Logo
Logo Logo Logo
Encontro de Valor



Rumos da cadeia de abastecimento no centro do debate

 
Presidente José do Egito faz a abertura do evento   José do Egito com os ex-presidentes Carlos Eduardo Severini, Geraldo Caixeta e Paulo Pennacchi
     
 
Encontro de Valor ABAD reuniu mais de 400 convidados   Encontro de Valor ABAD reuniu mais de 400 convidados
     
 
Presidente com os integrantes do Painel Político-Econômico   O economista Ricardo Amorim, na abertura do Painel
     
 
Senador Douglas Cintra   Deputado federal Laércio Oliveira
     
 
Painel Setorial: Marco Aurélio, da GFK; Juarez de Paula, do Sebrae; Ricardo Citrângulo, da Nestlé; Ricardo Roldão, do Roldão; Fernando Queiróz, da Diso Comércio de Alimentos; José Costa, da JC Distribuidora; Emerson Destro, da Destro Macro Atacado; José do Egito; Prof. Nelson Barrizzelli   Painel Setorial: Marco Aurélio, da GFK; Juarez de Paula, do Sebrae; Ricardo Citrângulo, da Nestlé; Ricardo Roldão, do Roldão; Fernando Queiróz, da Diso Comércio de Alimentos; José Costa, da JC Distribuidora; Emerson Destro, da Destro Macro Atacado; José do Egito; Prof. Nelson Barrizzelli
     
 
Presidente José do Egito participa do debate   Representantes da Indústria com o troféu Fornecedor Nota 10
     


A ABAD realizou, no dia 16 de novembro de 2015, o ENCONTRO DE VALOR ABAD, focado no debate sobre as estratégias que devem nortear os negócios da cadeia de abastecimento do Canal Indireto, que abastece o varejo independente (não pertencente às grandes redes) e responde por 52% de tudo que é movimentado no comércio mercearil brasileiro.

O evento foi comandado pelo presidente da entidade, José do Egito Frota Lopes Filho, e contou com a presença de mais de 400 participantes, entre representantes da indústria fornecedora do setor, parlamentares, especialistas em consumo e alguns dos mais importantes atacadistas e distribuidores dos 26 estados e do Distrito Federal, trazidos pelas 27 Filiadas Estaduais da ABAD, que compareceram dispostos a trocar ideias sobre os rumos do setor em 2016.

PAINEL POLÍTICO-ECONÔMICO
Fez parte da programação o Painel Político-Econômico, mediado pelo economista Ricardo Amorim, que também trouxe sua contribuição e falou sobre atual cenário. Também participaram deste painel o senador Douglas Cintra e deputado federal Laércio Oliveira, respectivamente presidente e 1º vice-presidente da Frente Parlamentar Mista dos Agentes de Abastecimento do Pequeno e Médio Varejo.

Analisando a conjuntura econômica das últimas décadas, Amorim disse que vê semelhanças com outros momentos, quando uma crise profunda antecedeu períodos de grande crescimento. Ele ressaltou que o cenário atual, com ativos desvalorizados pela crise, traz oportunidades de investimentos que poderão trazer excelente retorno assim que a confiança voltar e forem feitos os ajustes necessários nas contas públicas.

Os parlamentares presentes no painel, senador Douglas Cintra e deputado federal Laércio Oliveira, respectivamente presidente e 1º vice-presidente da Frente Parlamentar Mista dos Agentes de Abastecimento do Pequeno e Médio Varejo, fizeram considerações acerca da crise e concordaram que o aspecto político se sobrepõe ao econômico. Ressaltando a importância da participação dos empresários na vida política, ambos destacaram a necessidade do engajamento de todo a sociedade nas mudanças. “Precisamos pensar um Brasil diferente”, afirmou Laércio Oliveira.

PAINEL SETORIAL
Com o tema “A importância do Atacado Distribuidor para o fortalecimento e desenvolvimento do Varejo Independente no Brasil”, o Painel Setorial foi mediado pelo consultor e professor Nelson Barrizzelli, profissional com amplo conhecimento sobre as questões que envolvem atacadistas, distribuidores e o varejo mercearil.

Barrizzelli afirmou que o pequeno varejo continuará a ser desafiado pelas grandes redes; e esse desafio também vai atingir o agente de distribuição. “Ambos serão motivados a se modernizar”, disse o mediador..

Trazendo uma visão sobre o varejo independente, também participaram do evento o Sebrae Nacional e a consultoria GfK. Em sua apresentação, o diretor da GfK Marco Aurélio Lima mostrou uma pesquisa sobre o perfil do pequeno varejo alimentar, em um universo de 17 mil pontos de venda em todo o país, onde a gestão é o grande gargalo. Mas esse varejo é otimista e tem buscado caminhos. “É um canal que continua crescendo uma média de 6% ao ano.”

O presidente José do Egito destacou a importância do Varejo Competitivo da ABAD nesse sentido, cumprindo o seu papel de levar informação e profissionalizar o varejo.

Por sua vez, o gerente da apresentou o pequeno negócio em números. Segundo ele, são 10 milhões de empresas no país (95% do total), responsáveis por 52% dos empregos formais, cerca de 17 milhões de postos de trabalho, e 27% do PIB.

AGENTES DE DISTRIBUIÇÃO
O debate contou com a participação dos empresários José Costa (JC Distribuidora), representado o modelo “distribuidor”; Emerson Destro (Destro Macro Atacado), representando o modelo “atacado generalista com entrega”; Ricardo Roldão (Atacadista Roldão), representando o “atacado de autosserviço” e Fernando Queiróz (Diso Comércio de Alimentos, que atua como Broker da Nestlé), representando os “agentes de serviço”.

José Costa apontou o desperdício que existe na cadeia e destacou que é preciso deixar claro o propósito e os custos de cada um dos modelos de agente de distribuição.

José do Egito lembrou que a retaguarda do varejo é uma preocupação da ABAD, tanto assim que a loja modelo da ABAD 2015 FORTALEZA foi montada com doca e estoque. No ENACAB 2016 haverá, além da loja, um CD inteligente para ajudar o cliente varejista a ser mais eficiente. O presidente também mencionou que uma aposta promissora é a consolidação de cargas.

“A produtividade no Brasil não aumentou nos últimos 10 anos e quem não aumenta a produtividade precisa aumenta o preço”, disse o prof. Barrizzelli. Segundo ele, estudo realizado na USP mostrou que a economia com a consolidação de cargas chega a 40%.

Ricardo Roldão, do Atacadista Roldão, observou que hoje está de volta nas famílias o conceito de compra do mês ou compra de abastecimento. Segundo ele, o atacarejo (cash & carry) responde por 35% a 37% dessas compras. O cash & carry também é o maior fornecedor do food service, e é dessa forma que cumpre seu papel na cadeia.

Para Emerson Destro, do Destro Macro Atacado, a evolução dos relacionamentos para um patamar mais estratégico é necessária e deve acontecer ao longo de toda a cadeia, mas o varejo muitas vezes não tem condições tecnológicas e de gestão para acompanhar os agentes de distribuição e a indústria, algo que precisa ser sanado.

INDÚSTRIA
Para falar pela indústria fornecedora e parceira do setor, o painel contou com a presença do vice-presidente de vendas da Nestlé, Ricardo Citrângulo. Segundo ele, o setor está em um processo de especialização e amadurecimento que deve ser aprofundado, em conjunto com a indústria. “Quanto mais especialistas formos, melhor vamos atender o varejo e mais sucesso teremos”. Ele avalia que em cinco anos o mercado mudou mais do que nos últimos 50 anos. A questão, para ele, é como mudar e poder obter resultados diferentes e melhorar a cadeira de abastecimento, fugindo dos paradigmas do passado.

LANÇAMENTO E PREMIAÇÃO
No Encontro de Valor, além dos debates, também foi feito o lançamento oficial do ENACAB 2016 – Encontro Nacional da Cadeia de Abastecimento e 36ª Convenção ABAD do Canal Indireto – Indústria, Agente de Distribuição e Varejo que será realizado em São Paulo e deve reunir todos os integrantes do Canal Indireto para três dias de planejamento estratégico, relacionamento e realização de negócios.

Foi divulgada, também, a pesquisa Marcas em Destaque – Os campeões do Varejo Independente, com a presença do diretor de varejo e atacado da Nielsen, Lucas Copelli, e realizada a premiação do Fornecedor Nota 10 de 2015, que teve os seguintes vencedores:

 Bazar  HENKEL
 Bebidas Não Alcoólicas  COCA-COLA
 Beleza  P&G
 Caldos, Molhos e Condimentos  UNILEVER
 Candies  MONDELEZ
 Higiene Pessoal  Colgate Palmolive
 Limpeza Caseira  Unilever
 Mercearia Doce  Nestlé
 Mercearia Salgada  Bunge
 Refrigerados  BRF
 Pet  Mars
 Bebidas Alcoólicas  AMBEV

 

      

O evento teve o patrocínio de dez empresas parceiras do setor: AddLiner, Cargomax, Dia%, GS1 Brasil, MAN, Máxima Sistemas, Mondelez, Nielsen, PC Sistemas e Serasa Experian.





Veja as Apresentaçoes:

JUAREZ DE PAULA - SEBRAE
LUCAS COPELLI - NIELSEN
MARCO AURÉLIO MELO - GFK
NELSON BARRIZZELLI
RICARDO AMORIM - Crise


Assista ao vídeo com as entrevistas de alguns dos principais participantes, produzido pela EBC: