Atacadistas do Mato Grosso beneficiam projetos sociais

  • Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

A Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores (AMAD) e o Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado de Mato Grosso (Sincad-MT), por meio da AMAD Mulher, realizaram uma série de ações sociais no final de 2019, beneficiando 17 entidades assistenciais de Cuiabá e Várzea Grande e milhares de crianças, jovens e idosos. No total, foram doados 9,3 toneladas de alimentos, 2384 fraldas geriátricas, 825 caixas de produtos de higiene e limpeza, 100 brinquedos, 200 peças de roupas e R$ 133.849,00 em recursos para projetos sociais e culturais.

 

No dia 23 de dezembro, antevéspera do Natal, foram feitas as últimas doações, de 700 frangos, somando cerca de 1500 quilos de aves à Mitra Diocesana Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho, de Cuiabá, responsável por distribuir uma ceia especial para 436 famílias de baixa renda, cadastradas pela Pastoral da Família. O Abrigo São Vicente de Paulo, no bairro Jardim Paula I e a Associação Centro de Recuperação e Orientação Nova Esperança (Acrone), ambas instituições beneficentes localizadas em Várzea Grande, também receberam doações.

 

“Todos os anos nós colaboradores com várias instituições sociais carentes de apoio. No caso do Abrigo São Vicente de Paulo, doamos o que os idosos necessitam, mas eu sinto que eles precisam mesmo é do nosso afeto, do nosso calor humano, nosso carinho especial, principalmente nessa época do Natal, pois muitos não têm família, não têm filhos, e esse é um momento de acolhimento”, destacou a presidente da AMAD Mulher, Sheila Sborchia, entre sorrisos e abraços com os idosos.

 

Os frangos doados para a Mitra Diocesana são assados por voluntários e entregues na noite de Natal junto com demais alimentos que integram a ceia. As famílias cadastradas fazem parte do projeto “Natal Feliz, Natal com Cristo”, idealizado pelo casal Vânia e Donaldo Bezerra. “O projeto nasceu em 2012 e desde então cresceu muito. Temos vários voluntários para organizar tudo, porque além da ceia, doamos roupas e brinquedos”, explicou Vânia.

 

Segundo ela, sem as doações não seria possível oferecer a ceia para as famílias. “Essa ação custaria em torno de R$ 100 mil e não teríamos condições de fazer, então a doação da AMAD e do Sincad é muito significativa pra nós. Eles entendem o espírito de Natal, que é o de compartilhar”, completou Vânia.

 

Mais de 3 mil pessoas serão contempladas com a ceia, de acordo com estimativa do projeto. “Nós pensamos em todos os integrantes da família, perguntamos quantas pessoas estarão na ceia, se os vizinhos irão comparecer e outros parentes para entregar a quantidade de alimentos certa”, citou a secretária da pastoral, Ana Paula Montenegro.

 

Ao Abrigo São Vicente de Paulo, onde vivem 65 idosos, sendo 34 homens e 31 mulheres, foram doadas 2384 unidades de fraldas geriátricas, fardos de arroz, feijão, biscoitos de água e sal, produtos de limpeza e um mimo, um kit personalizado, com o nome de cada idoso, contendo uma caneca, chocolates e produtos de higiene pessoal.

 

Há mais de nove anos como diretor do Abrigo, João Gumercindo Cassin, aponta que as doações são extremamente importantes, pois o que recebem do município não é suficiente para suprir as necessidades da instituição. “Temos gastos com a folha de pagamento dos funcionários e utilizamos mais de sete mil unidades de fraldas geriátricas por mês, já que muitos deles fazem uso. Na alimentação, temos seis refeições diárias”, esclareceu o diretor, que agradeceu as doações dos atacadistas.

 

A Acrone, idealizada pelo casal Maria Rita e Justino Fernandes Guimarães também foi contemplada mais um ano pelas doações. Há 10 anos, o local oferece apoio e abrigo a dependentes químicos. “Atendemos hoje 32 homens que precisam de apoio psicológico e social. Muitas famílias nos procuram e pedem ajuda. Essas doações chegaram em uma boa hora para nós”, afirmou Justino.

 

Além da presidente da AMAD Mulher, também participaram das entregas das doações o presidente da AMAD, João Carlos Sborchia, os executivos da AMAD e do Sincad-MT, Marcos Taveira e Samir Japonês, e o representante do grupo de Jovens e Sucessores das entidades, Gustavo Hazama.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da AMAD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *