Conheça o Grupo ABAD Jovens e Sucessores

O grupo ABAD Jovens e Sucessores tem o objetivo de proporcionar à nova geração de gestores um ambiente de crescimento profissional, um verdadeiro MBA focado na realidade do segmento atacadista distribuidor.

Atividade Essencial

Atacado Distribuidor está amparado na lei

A ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores reforça aos empresários do setor atacadista e distribuidor que a distribuição de alimentos, bebidas, limpeza, higiene e cuidados pessoais é considerada atividade essencial para a economia, de acordo com a Lei 7.783/1989.

Portanto, mesmo que haja restrição temporária de circulação e funcionamento, determinadas pelas autoridades municipais e estaduais, as empresas do setor atacadista e distribuidor podem continuar atuando e abastecendo os pequenos
e médios varejos no Brasil pois está amparada na lei.

Reiteramos que é fundamental garantir o abastecimento do pequeno e médio varejo, cumprindo a função social e econômica do nosso setor que é atender mais de 1 milhão de pontos de venda em todos os 5.570 municípios do país, gerando 5 milhões de empregos diretos e indiretos.

 

Emerson Destro
Presidente da ABAD

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Empresas Credenciadas
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Filiadas Estaduais
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Associados ABAD
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Produtos e Serviços
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Conselho Deliberativo

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Emerson Destro

Destro Macro Atacado - SP

Presidente

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Joílson Maciel Barcelos Filho

Barcelos & Cia - RJ

1º Vice-Presidente

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Hellton Veríssimo Marinho Diniz

Nordil - Nordeste - PB

2º Vice-Presidente

FAÇA PARTE DA ABAD

5 RAZÕES PARA ASSOCIAR-SE

Assessoria técnica e informações estratégicas sobre todos os assuntos de interesse do setor.

Acesso a informações que fazem parte do Banco de Dados ABAD, um estudo de desempenho do setor realizado mensalmente pela FIA.

Inscrição em programas de capacitação como o PDL Vendas para gestores, com foco em planejamento e alinhamento estratégico.

Oportunidade de relacionamento com as principais empresas fornecedoras do setor.

Possibilidade de usufruir da infraestrutura da sede da ABAD em São Paulo para realização de reuniões e eventos.

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Dúvidas Frequentes

Saiba mais sobre a Central de Negócios com as perguntas mais recorrentes

A Central de Negócios é um dos mais importantes serviços prestados pela ABAD aos agentes de distribuição de todo o país, principalmente por intermédio de suas 27 Filiadas Estaduais.

Ao oferecer produtos e serviços com descontos e condições especiais de pagamento, a Central contribui para aumentar a competitividade das empresas e fortalecer a atividade atacadista distribuidora.

Com a Central de Negócios ABAD (CNA), os associados ABAD contam com um canal exclusivo que oferece a oportunidade de adquirir bens e serviços dos melhores fornecedores, a preços ou condições especiais.

O objetivo é facilitar o relacionamento dos Agentes de Distribuição com fornecedores de diversas áreas que comercializam produtos e serviços de uso comum do setor, para consumo próprio das empresas, isto é, não para revenda.

A Central de Negócios ABAD (CNA) foi criada em 1995 com a missão de facilitar o relacionamento comercial entre seus associados e os melhores fornecedores de produtos e serviços de uso comum do setor.

Atualmente, a CNA tem acordos nas áreas de Informática, Logística, Serviços Gerais, Seguros, Saúde, Empilhadeiras, Caminhões e Automóveis.

Por intermédio dos acordos firmados com os fornecedores associados à ABAD, a Central de Negócios ABAD (CNA) garante aos associados idoneidade e qualidade nos produtos e serviços ofertados, além de preço justo e competitivo.

Além disso, todo fornecedor credenciado na CNA garante um atendimento diferenciado e ampla assistência, especialmente no pós-venda.

Ao fazer negócios por intermédio da CNA, o associado também contribui para dinamizar esse importante serviço prestado pela entidade, que tem como objetivo aumentar a competitividade das empresas e fortalecer a atividade atacadista e distribuidora.

Por intermédio dos acordos firmados com os fornecedores associados à ABAD, a Central de Negócios ABAD (CNA) garante aos associados idoneidade e qualidade nos produtos e serviços ofertados, além de preço justo e competitivo.

Além disso, todo fornecedor credenciado na CNA garante um atendimento diferenciado e ampla assistência, especialmente no pós-venda.

A Central de Negócios ABAD (CNA) é o canal que aumenta a visibilidade e a eficiência da divulgação de produtos e serviços de seus parceiros junto aos Agentes de Distribuição, Indústria e outros parceiros associados.

As empresas parceiras credenciadas na CNA têm a oportunidade de estar mais próximas do setor, podem exibir seu portfólio de produtos e serviços e comunicar-se diretamente com os associados, além de contar com divulgação por meio de outros canais de comunicação da ABAD.

Podem cadastrar-se na Central de Negócios ABAD as empresas associadas à ABAD ou às suas Filiadas Estaduais que sejam fornecedoras de produtos, equipamentos e serviços em âmbito nacional e que atendam às necessidades e interesses dos Agentes de Distribuição associados.

Para ser credenciada, a empresa deve apresentar para análise da ABAD o seu produto, equipamento ou serviço e o seu diferencial competitivo. Após a aprovação, é gerado um contrato para o credenciamento e cadastramento de sua oferta no Website da CNA.

Além disso, todo fornecedor credenciado na CNA garante um atendimento diferenciado e ampla assistência, especialmente no pós-venda.

A Central de Negócios ABAD (CNA) é o canal que aumenta a visibilidade e a eficiência da divulgação de produtos e serviços de seus parceiros junto aos Agentes de Distribuição, Indústria e outros parceiros associados.

As empresas parceiras credenciadas na CNA têm a oportunidade de estar mais próximas do setor, podem exibir seu portfólio de produtos e serviços e comunicar-se diretamente com os associados, além de contar com divulgação por meio de outros canais de comunicação da ABAD.

Nossos Projetos

Conheça as áreas de atuação apoiadas pelo Instituto ABAD

Cartilha da PNRS

A ABAD apoia a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10) desde a sua promulgação em 2010. Completando 13 (treze) anos de~ vigência em 2023, a PNRS vem cumprindo o seu objetivo de enfrentar problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos. Para apoiar o setor atacadista distribuidor sobre o que fazer para atender os preceitos da lei, a assessoria jurídica da ABAD elaborou a Cartilha da PNRS, com informações detalhadas sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Além de ampla e detalhada explicação sobre a lei, a cartilha traz também contatos de parceiros homologados, que podem apoiar as empresas na tomada de decisões em relação à política. São profissionais capacitados para sanar dúvidas jurídicas e operacionais quanto ao cumprimento da logística reversa nas empresas. CLIQUE AQUI para baixar a cartilha.

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No documento, assinado em 25 de novembro de 2015, a Coalizão se compromete a assegurar que as embalagens que chegam ao mercado sejam corretamente descartadas e recicladas. Conheça o Acordo Setorial. Acesse também a Cartilha do Instituto ABAD sobre a PNRS.

Para isso, a Coalizão promove ações de educação e conscientização, de estrutura e capacitação e de cooperação entre os atores da cadeia de valor da Logística Reversa.

O Sistema de Logística Reversa é um dos instrumentos instituídos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, por meio da LEI FEDERAL 12.305/2010.

A Coalizão Embalagens se propôs a realizar ações para implementação do Sistema de Logística Reversa das embalagens que compõem a fração seca dos resíduos sólidos urbanos ou equiparáveis, ao assinar o acordo setorial para implementação do Sistema de Logística Reversa de Embalagens em Geral.

Esse acordo, firmado entre o poder público (União e Ministério do Meio Ambiente) e os fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes, visa à implementação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto.

Assim, a Coalizão Embalagens tem relação direta com diversos instrumentos previstos no artigo 8º da PNRS. Conheça alguns deles:

Sistema de Logística Reversa

O Sistema de Logística Reversa é um dos principais instrumentos da PNRS e uma ferramenta para a implementação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.

A Coalizão Embalagens é intermediária da governança do sistema estabelecido pelo acordo setorial para logística reversa das embalagens contidas na fração seca dos resíduos sólidos urbanos ou equiparáveis, que podem ser compostas de papel, papelão, plástico, metal e vidro, não incluídas aquelas que contiveram produtos classificados como perigosos pela legislação brasileira.

Acordo setorial

Os próprios acordos setoriais são instrumentos da PNRS. A Coalizão Embalagens foi instituída em atendimento ao Edital de Chamamento para elaborar o acordo setorial e gerir o Sistema de Logística Reversa de embalagens.

O incentivo ao desenvolvimento de cooperativas de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis é um dos principais mecanismos previstos na PNRS para a gestão compartilhada de resíduos. O acordo setorial prioriza a participação de cooperativas ou de outras associações de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis.

As empresas signatárias do acordo setorial, intermediadas e acompanhadas pela Coalizão Embalagens, comprometeram-se a investir em ações estruturantes junto a cooperativas, como forma de melhorar a capacidade administrativa, operacional e de produtividade dessas entidades na recuperação e no beneficiamento das embalagens pós-consumo e de outros materiais reutilizáveis e recicláveis frente aos desafios locais na gestão de resíduos urbanos.

A Coalizão Embalagens, por meio de seu Comitê de Comunicação, é responsável pelas estratégias relacionadas às campanhas de conscientização da população.

O objetivo é difundir os métodos existentes de não geração, redução, reutilização, reciclagem e descarte adequado das embalagens, além de demonstrar como a participação do cidadão é fundamental para viabilizar o Sistema de Logística Reversa.

Uma das principais iniciativas da Coalizão Embalagens é o movimento “Separe. Não Pare.”, que busca informar, inspirar e mobilizar a população brasileira a separar e descartar corretamente os resíduos domésticos.

 

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Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos da doença na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Acesse:

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos do Covid-19 na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Clique na animação para vizualizar:

Comunicados ABAD

Para ajudar o atacado distribuidor a lidar com as questões que envolvem a pandemia do novo coronavírus, a ABAD elaborou comunicados com informações relevantes sobre a atividade essencial que o setor exerce. São orientações importantes que podem ajudá-lo a se posicionar perante à sociedade e às autoridades:

Ações do Governo

Desde o início da pandemia o setor atacadista e distribuidor foi convidado pelo governo a debater ações que pudessem mitigar a crise provocada nas empresas pelos efeitos do isolamento social. Veja as propostas apresentadas pelo setor, as iniciativas do Ministério da Economia, por meio da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, e as contribuições da assessoria jurídica:

Responsabilidade Social

O Instituto ABAD e a Mesa Brasil Sesc se uniram para levar alimentos e produtos de higiene e limpeza às instituições sociais e famílias mais atingidas pela crise do coronavírus. A Campanha Social “Sem abraço, mas com solidariedade” conta com a participação do setor atacadista e distribuidor para atender a população que está sofrendo com a falta de renda e emprego. Veja, passo a passo, como fazer para fazer parte dessa corrente do bem:

1 – Separar produtos (alimentos ou produtos de higiene e limpeza)* para doação

*podem ser produtos próximos à data de vencimento da validade

2 – Contatar a Filiada ABAD em seu estado ou uma das 91 unidades do Mesa Brasil Sesc

3 – Aguardar o Mesa Brasil Sesc retirar os produtos. Não esqueça de tirar uma foto e enviar para institutoabad@abad.com.br

Faça o download das peças usadas na divulgação da Campanha e nos ajude a disseminar o bem.