O grupo ABAD Jovens e Sucessores tem o objetivo de proporcionar à nova geração de gestores um ambiente de crescimento profissional, um verdadeiro MBA focado na realidade do segmento atacadista distribuidor.
Atacado Distribuidor está amparado na lei
A ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores reforça aos empresários do setor atacadista e distribuidor que a distribuição de alimentos, bebidas, limpeza, higiene e cuidados pessoais é considerada atividade essencial para a economia, de acordo com a Lei 7.783/1989.
Portanto, mesmo que haja restrição temporária de circulação e funcionamento, determinadas pelas autoridades municipais e estaduais, as empresas do setor atacadista e distribuidor podem continuar atuando e abastecendo os pequenos
e médios varejos no Brasil pois está amparada na lei.
Reiteramos que é fundamental garantir o abastecimento do pequeno e médio varejo, cumprindo a função social e econômica do nosso setor que é atender mais de 1 milhão de pontos de venda em todos os 5.570 municípios do país, gerando 5 milhões de empregos diretos e indiretos.
Emerson Destro
Presidente da ABAD
Conselho Deliberativo
Emerson Destro
Presidente
Joílson Maciel Barcelos Filho
1º Vice-Presidente
Hellton Veríssimo Marinho Diniz
2º Vice-Presidente
Conheça as ações da ABAD na luta contra o Coronavírus
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5 RAZÕES PARA ASSOCIAR-SE
Assessoria técnica e informações estratégicas sobre todos os assuntos de interesse do setor.
Acesso a informações que fazem parte do Banco de Dados ABAD, um estudo de desempenho do setor realizado mensalmente pela FIA.
Inscrição em programas de capacitação como o PDL Vendas para gestores, com foco em planejamento e alinhamento estratégico.
Oportunidade de relacionamento com as principais empresas fornecedoras do setor.
Possibilidade de usufruir da infraestrutura da sede da ABAD em São Paulo para realização de reuniões e eventos.
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Saiba mais sobre a Central de Negócios com as perguntas mais recorrentes
A Central de Negócios é um dos mais importantes serviços prestados pela ABAD aos agentes de distribuição de todo o país, principalmente por intermédio de suas 27 Filiadas Estaduais.
Ao oferecer produtos e serviços com descontos e condições especiais de pagamento, a Central contribui para aumentar a competitividade das empresas e fortalecer a atividade atacadista distribuidora.
Com a Central de Negócios ABAD (CNA), os associados ABAD contam com um canal exclusivo que oferece a oportunidade de adquirir bens e serviços dos melhores fornecedores, a preços ou condições especiais.
O objetivo é facilitar o relacionamento dos Agentes de Distribuição com fornecedores de diversas áreas que comercializam produtos e serviços de uso comum do setor, para consumo próprio das empresas, isto é, não para revenda.
A Central de Negócios ABAD (CNA) foi criada em 1995 com a missão de facilitar o relacionamento comercial entre seus associados e os melhores fornecedores de produtos e serviços de uso comum do setor.
Atualmente, a CNA tem acordos nas áreas de Informática, Logística, Serviços Gerais, Seguros, Saúde, Empilhadeiras, Caminhões e Automóveis.
Por intermédio dos acordos firmados com os fornecedores associados à ABAD, a Central de Negócios ABAD (CNA) garante aos associados idoneidade e qualidade nos produtos e serviços ofertados, além de preço justo e competitivo.
Além disso, todo fornecedor credenciado na CNA garante um atendimento diferenciado e ampla assistência, especialmente no pós-venda.
Ao fazer negócios por intermédio da CNA, o associado também contribui para dinamizar esse importante serviço prestado pela entidade, que tem como objetivo aumentar a competitividade das empresas e fortalecer a atividade atacadista e distribuidora.
Por intermédio dos acordos firmados com os fornecedores associados à ABAD, a Central de Negócios ABAD (CNA) garante aos associados idoneidade e qualidade nos produtos e serviços ofertados, além de preço justo e competitivo.
Além disso, todo fornecedor credenciado na CNA garante um atendimento diferenciado e ampla assistência, especialmente no pós-venda.
A Central de Negócios ABAD (CNA) é o canal que aumenta a visibilidade e a eficiência da divulgação de produtos e serviços de seus parceiros junto aos Agentes de Distribuição, Indústria e outros parceiros associados.
As empresas parceiras credenciadas na CNA têm a oportunidade de estar mais próximas do setor, podem exibir seu portfólio de produtos e serviços e comunicar-se diretamente com os associados, além de contar com divulgação por meio de outros canais de comunicação da ABAD.
Podem cadastrar-se na Central de Negócios ABAD as empresas associadas à ABAD ou às suas Filiadas Estaduais que sejam fornecedoras de produtos, equipamentos e serviços em âmbito nacional e que atendam às necessidades e interesses dos Agentes de Distribuição associados.
Para ser credenciada, a empresa deve apresentar para análise da ABAD o seu produto, equipamento ou serviço e o seu diferencial competitivo. Após a aprovação, é gerado um contrato para o credenciamento e cadastramento de sua oferta no Website da CNA.
Além disso, todo fornecedor credenciado na CNA garante um atendimento diferenciado e ampla assistência, especialmente no pós-venda.
A Central de Negócios ABAD (CNA) é o canal que aumenta a visibilidade e a eficiência da divulgação de produtos e serviços de seus parceiros junto aos Agentes de Distribuição, Indústria e outros parceiros associados.
As empresas parceiras credenciadas na CNA têm a oportunidade de estar mais próximas do setor, podem exibir seu portfólio de produtos e serviços e comunicar-se diretamente com os associados, além de contar com divulgação por meio de outros canais de comunicação da ABAD.
Conheça as áreas de atuação apoiadas pelo Instituto ABAD
Cartilha da PNRS
A ABAD apoia a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10) desde a sua promulgação em 2010. Completando 13 (treze) anos de~ vigência em 2023, a PNRS vem cumprindo o seu objetivo de enfrentar problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos. Para apoiar o setor atacadista distribuidor sobre o que fazer para atender os preceitos da lei, a assessoria jurídica da ABAD elaborou a Cartilha da PNRS, com informações detalhadas sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Além de ampla e detalhada explicação sobre a lei, a cartilha traz também contatos de parceiros homologados, que podem apoiar as empresas na tomada de decisões em relação à política. São profissionais capacitados para sanar dúvidas jurídicas e operacionais quanto ao cumprimento da logística reversa nas empresas. CLIQUE AQUI para baixar a cartilha.
No documento, assinado em 25 de novembro de 2015, a Coalizão se compromete a assegurar que as embalagens que chegam ao mercado sejam corretamente descartadas e recicladas. Conheça o Acordo Setorial. Acesse também a Cartilha do Instituto ABAD sobre a PNRS.
Para isso, a Coalizão promove ações de educação e conscientização, de estrutura e capacitação e de cooperação entre os atores da cadeia de valor da Logística Reversa.
O Sistema de Logística Reversa é um dos instrumentos instituídos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, por meio da LEI FEDERAL 12.305/2010.
A Coalizão Embalagens se propôs a realizar ações para implementação do Sistema de Logística Reversa das embalagens que compõem a fração seca dos resíduos sólidos urbanos ou equiparáveis, ao assinar o acordo setorial para implementação do Sistema de Logística Reversa de Embalagens em Geral.
Esse acordo, firmado entre o poder público (União e Ministério do Meio Ambiente) e os fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes, visa à implementação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto.
Assim, a Coalizão Embalagens tem relação direta com diversos instrumentos previstos no artigo 8º da PNRS. Conheça alguns deles:
Sistema de Logística Reversa
O Sistema de Logística Reversa é um dos principais instrumentos da PNRS e uma ferramenta para a implementação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.
A Coalizão Embalagens é intermediária da governança do sistema estabelecido pelo acordo setorial para logística reversa das embalagens contidas na fração seca dos resíduos sólidos urbanos ou equiparáveis, que podem ser compostas de papel, papelão, plástico, metal e vidro, não incluídas aquelas que contiveram produtos classificados como perigosos pela legislação brasileira.
Acordo setorial
Os próprios acordos setoriais são instrumentos da PNRS. A Coalizão Embalagens foi instituída em atendimento ao Edital de Chamamento para elaborar o acordo setorial e gerir o Sistema de Logística Reversa de embalagens.
O incentivo ao desenvolvimento de cooperativas de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis é um dos principais mecanismos previstos na PNRS para a gestão compartilhada de resíduos. O acordo setorial prioriza a participação de cooperativas ou de outras associações de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis.
As empresas signatárias do acordo setorial, intermediadas e acompanhadas pela Coalizão Embalagens, comprometeram-se a investir em ações estruturantes junto a cooperativas, como forma de melhorar a capacidade administrativa, operacional e de produtividade dessas entidades na recuperação e no beneficiamento das embalagens pós-consumo e de outros materiais reutilizáveis e recicláveis frente aos desafios locais na gestão de resíduos urbanos.
A Coalizão Embalagens, por meio de seu Comitê de Comunicação, é responsável pelas estratégias relacionadas às campanhas de conscientização da população.
O objetivo é difundir os métodos existentes de não geração, redução, reutilização, reciclagem e descarte adequado das embalagens, além de demonstrar como a participação do cidadão é fundamental para viabilizar o Sistema de Logística Reversa.
Uma das principais iniciativas da Coalizão Embalagens é o movimento “Separe. Não Pare.”, que busca informar, inspirar e mobilizar a população brasileira a separar e descartar corretamente os resíduos domésticos.
Projeto Futuro Consciente
O Projeto Futuro Consciente, criado pelo Instituto ABAD e a Baga Aprendimentos, visa auxiliar as empresas atacadistas e distribuidoras no atendimento à legislação ambiental (Lei 12.305/10) e ao disposto no Acordo Setorial para Logística Reversa. Consiste em obter parcerias para implantar grandes caixas em formato de contêineres fechados, chamadas PEVs – Pontos de Entrega Voluntária de Materiais Recicláveis, nos locais com grande fluxo e de fácil acesso ao público, principalmente no varejo e nos autosserviços. Os equipamentos podem ser adesivados, indicando o que pode e o que não pode ser depositado, podendo conter ainda outras informações, como o logo dos parceiros do projeto.
A proposta é colocar em prática hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos através da educação ambiental e da instalação de PEVs.
O projeto também incentiva a parceria com as cooperativas contratadas como prestadoras de serviço de logística reversa, pois ajuda a profissionalizar e aumentar a renda dos cooperados, com importante impacto social.
Campanha Permanente de Combate à Fome
A Campanha de Combate à Fome é realizada desde 2013 pelo Instituto ABAD em parceria com o Programa Mesa Brasil Sesc. O objetivo é fazer a ponte entre quem pode doar (Setor Atacadista Distribuidor) e quem precisa receber, entregando alimentos que não tem mais valor comercial, mas ainda estão bons para consumo, a organizações sociais idôneas previamente cadastradas no programa.
Também todos os dias, toneladas de produtos em boas condições de consumo são descartadas por indústrias, armazéns, supermercados, atacadistas e outros, apenas porque estão fora dos padrões de comercialização. Esse enorme desperdício pode ser revertido em doações capazes de beneficiar pessoas de todas as idades que não têm acesso a alimentos de qualidade.
A Campanha Permanente de Combate à Fome pode ajudar a população em situação de vulnerabilidade a ter uma vida mais saudável e digna.
Campanha Social e de Natal
Desde 2009 as Campanhas Sociais têm como principal objetivo envolver, sensibilizar e mobilizar o setor Atacadista Distribuidor para desenvolver as ações de responsabilidade social corporativa, ampliando a articulação regional do Instituto ABAD. Para isso, conta com a participação das Representantes Estaduais do Instituto ABAD e o apoio efetivo das Filiadas ABAD.
Em 2023, o Instituto ABAD adotou um novo formato de campanha. A proposta é beneficiar uma ou mais entidades sociais em cada cidade, doando produtos ou serviços que elas necessitam. Dessa forma, as ações vão ajudar a transformar a vida de crianças, adolescentes, jovens e idosos que são atendidos por entidades sociais no Estado. As Filiadas da ABAD, que já têm parceria com o Mesa Brasil SESC de sua região, poderão solicitar o apoio para escolher uma instituição cadastrada no Programa.
Conheça a Campanha Adote uma Instituição.
Programa na Mão Certa
Desde 2008, a ABAD, por meio do Instituto ABAD, é signatária do Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras do Programa Na Mão Certa, desenvolvido pela Childhood Brasil.
O Programa Na Mão Certa reúne empresas com o objetivo de promover uma ampla união de esforços para acabar com a exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras. A partir da atuação das empresas, desenvolvendo as ações do Programa Na Mão Certa a grande meta é conquistar o caminhoneiro para atuar como agente de proteção de crianças e adolescentes nas estradas, reportando situações de risco ou evidencia de exploração sexual.
A ABAD é consciente do seu papel social e de sua representatividade ao reunir as principais empresas atacadistas do país em torno dessa causa. Por isso, convidamos nossos associados a conhecer o Programa Na Mão Certa e também assinar o Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras.