Unecs debate reforma tributária e aprova novo estatuto da entidade

O professor Nelson Barrizelli, responsável por um estudo acerca dos projetos de reforma tributária e seus impactos, solicitado pela Unecs – União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços, fez uma nova apresentação para os presidentes, executivos e representantes jurídicos das instituições que integram a união, que estiveram reunidos por videoconferência na última sexta-feira (25).

O consultor esmiuçou a Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços (CBS), proposta enviada pelo Ministério da Economia ao Congresso Nacional como uma primeira parte da reforma tributária do Executivo.

O novo tributo elevaria a carga de 3,5% para 12% no setor de serviços. Segundo o professor, o próprio Ministério admite rever a alíquota, que ainda não estaria estabilizada.

As simulações apresentadas pelo professor foram feitas através de análises de dados coletados em empresas representantes de cada uma das entidades da Unecs. O estudo que está sendo realizado servirá como base para que a União se posicione, futuramente, quanto à reforma tributária.

Durante a reunião, o presidente da Unecs e da CACB, George Pinheiro, destacou a representatividade política que a União tem desenvolvido durante a pandemia da Covid-19. “Temos, quase que diariamente, recebido retorno da equipe do Ministério da Economia, inclusive do ministro Paulo Guedes, agradecendo nosso apoio e a formalidade com que tratamos dos assuntos públicos”, disse.

Novo estatuto

A pauta principal do encontro virtual foi a aprovação do novo Estatuto da entidade, que inclui a ampliação do mandato do presidente do Conselho Superior, que passará de um para dois anos, sem reeleição consecutiva, e a possibilidade de se firmar parcerias com empresas públicas e privadas para a execução de projetos de fomento às atividades do setor de comércio e serviços.

IBS

Nesta segunda-feira (28/9) foi publicado no site do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF) uma nota técnica que propõe uma série de alterações na redação da PEC 45/2019. Todas essas mudanças apresentadas estão alinhadas com as informações transmitidas pela equipe Action Relações Governamentais, assessoria parlamentar da Unecs e da ABAD, sobre o andar da reforma tributária. CLIQUE AQUI para ver a íntegra da análise.

Fonte: Site da Unecs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos da doença na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Acesse:

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos do Covid-19 na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Clique na animação para vizualizar: