{"id":72506,"date":"2023-03-15T19:40:13","date_gmt":"2023-03-15T22:40:13","guid":{"rendered":"https:\/\/abad.com.br\/?p=72506"},"modified":"2023-03-15T19:40:13","modified_gmt":"2023-03-15T22:40:13","slug":"setor-atacadista-distribuidor-espera-crescer-de-2-a-3-em-2023","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/abad.com.br\/economia\/setor-atacadista-distribuidor-espera-crescer-de-2-a-3-em-2023\/","title":{"rendered":"Setor atacadista distribuidor espera crescer de 2% a 3% em 2023"},"content":{"rendered":"
O atacado distribuidor espera um crescimento no faturamento da ordem de 2% a 3% em termos reais em 2023. Em termos nominais, a perspectiva \u00e9 de crescimento de 7%. Apesar da economia mundial ainda sentir os efeitos da pandemia, do prolongamento da guerra entre R\u00fassia e Ucr\u00e2nia e da crise global na cadeia de abastecimento em diversos setores, a expectativa, no Brasil, \u00e9 de que o dinheiro do Bolsa Fam\u00edlia e do reajuste real do sal\u00e1rio m\u00ednimo, injetados na economia, sejam direcionados para a compra de produtos aliment\u00edcios de primeira necessidade – onde os atacadistas e distribuidores mais atuam.<\/p>\n
\u201cA infla\u00e7\u00e3o, que ainda preocupa, e a taxa de juros elevada (13,5%) n\u00e3o deixam muita margem para o consumidor, que tem visto seu poder de compra reduzir nos \u00faltimos anos. Essas duas vari\u00e1veis ser\u00e3o determinantes no cen\u00e1rio econ\u00f4mico\u201d, afirma o presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini.<\/p>\n
O estudo Mtrix Market Insights, da empresa de intelig\u00eancia de mercado Mtrix, que \u00e9 parceira da ABAD na Central de Neg\u00f3cios, mostra que o comportamento do mercado de alimentos em todo o Brasil foi positivo em 2022, na compara\u00e7\u00e3o com o ano anterior. No canal varejo alimentar, as vendas em receita cresceram + 26,3%, as vendas em volume, + 8,9%, e o total de PDVs, + 4,1%. J\u00e1 no canal food service, as vendas em receita aumentaram + 28%, em volume, + 20%, e o total de PDVs, subiu +5,6%. Para ver o estudo completo, ACESSE<\/a>.<\/strong><\/p>\n Segundo Fernando Figueiredo, diretor de Desenvolvimento de Neg\u00f3cios da Mtrix, o ano de 2022 \u201cfoi extremamente desafiador, marcado por guerra com impactos mundiais, infla\u00e7\u00e3o galopante, culminando com a troca da presid\u00eancia no Brasil\u201d. Esse cen\u00e1rio, segundo ele, gera inevit\u00e1veis expectativas e incertezas e faz com que 2023 j\u00e1 comece vol\u00e1til.<\/p>\n Apesar da volatilidade, o presidente da ABAD acredita que o setor, tradicionalmente resiliente, ter\u00e1 um ano pr\u00f3spero pela frente. \u201cTemos confian\u00e7a em continuar crescendo, mesmo porque lidamos com alimentos de primeira necessidade. E vamos em busca desse bom desempenho, melhorando ainda mais a qualidade da entrega, a disponibilidade de produtos e o zeramento da ruptura\u201d, concluiu.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Expectativa \u00e9 de que o dinheiro do Bolsa Fam\u00edlia e do reajuste do sal\u00e1rio m\u00ednimo, injetados na economia, sejam direcionados para a compra de produtos aliment\u00edcios de primeira necessidade<\/p>\n","protected":false},"author":7,"featured_media":60579,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_jet_sm_ready_style":"","_jet_sm_style":"","_jet_sm_controls_values":"","_jet_sm_fonts_collection":"","_jet_sm_fonts_links":"","footnotes":""},"categories":[35],"tags":[186],"yoast_head":"\n