Modelos de Negócios

O setor no Brasil

Estes são os modelos de negócios do setor

Atualmente existem vários modelos de atacado no Brasil, classificados de acordo com a sua forma principal de atendimento aos clientes. Eles estão identificados no quadro ao lado.

Atacadista generalista com entrega:

Compra e vende produtos de fornecedores da Indústria sem vínculo de exclusividade ou de território. Faz a venda ao varejo por meio de visitas de RCAs/vendedores e entrega no estabelecimento do cliente varejista. Atende principalmente o pequeno varejo independente. Tem custos com vendedor e entrega.

Atacadista de autosserviço:

Compra e vende produtos de fornecedores da indústria sem vínculo de exclusividade ou de território.Nesta modalidade, o cliente vai até a loja, paga na saída e transporta as compras em veículo próprio.

Não tem custos com vendedor e entrega.

• CASH & CARRY – Mais de 50% das vendas feitas a pessoa jurídica

• ATACAREJO – Mais de 50% das vendas feitas a pessoa física

• BALCÃO – No caso do balcão, o cliente tem a assistência de um atendente.

Distribuidor (especializado ou exclusivo):

Compra e vende produtos de fornecedores da indústria, com os quais possui vínculo de exclusividade, fazendo a venda ao varejo por meio de visitas de RCAs/vendedores e entregando no estabelecimento do cliente varejista. A exclusividade pode ser por:

• MARCA, EMPRESA OU REGIÃO

• CATEGORIA DE PRODUTO – Ex.: bebidas, limpeza, higiene pessoal, cosméticos

• CANAL – Ex.: farma, hotel, restaurante, padaria etc.

Agente de serviços:

É remunerado por comissão sobre volume de serviço prestado, em diversas áreas:

• ÁREA COMERCIAL (BROKER/RCA): Faz a operação comercial e financeira, desempenhando as funções de vendas e cobrança.

• OPERADOR LOGÍSTICO (CD/FROTA): Realiza funções de distribuição física dos produtos e também de movimentação e armazenagem de cargas para a indústria, que assim não precisa manter depósito na região em que atua seu operador logístico.

• MERCHANDISING (PROMOTORES): Realiza atividades no ponto de venda (PDV) que visam promover marcas e produtos com o objetivo de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores.

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos da doença na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Acesse:

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos do Covid-19 na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Clique na animação para vizualizar: