Juntos Somos Mais Fortes!

Entraves burocráticos, legais, e infralegais da cadeia de abastecimento

Palavra do Presidente

É com prazer que passamos às suas mãos um material especialmente preparado pela coordenação do Comitê Agenda Política da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento da legislação vigente.

O documento traz sugestões e o detalhamento de propostas em andamento nos poderes legislativo e executivo, que contemplam diversos pleitos do setor atacadista e distribuidor.

Os temas selecionados são frutos da compilação das sugestões das 27 Filiadas Estaduais da ABAD e da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS) e representam mudanças importantes para o nosso setor e para as entidades de comércio e serviços, melhorando sensivelmente o ambiente de negócios.

Por isso, esperamos que o material seja examinado com isenção e espírito aberto, dado o grau de interesse público envolvido, já que as demandas visam beneficiar não apenas o setor, mas a economia brasileira como um todo.

Leonardo Miguel Severini

Presidente da ABAD

0 Bilhões
Faturamento Total
+ 0 Mil
Empresas Associadas
0
Pontos de Venda
0 %
Mercado mercearil
Newsletter

Receba as novidades da Agenda Política
no seu e-mail

A União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS) é formada por nove das maiores instituições brasileiras representativas de seus respectivos segmentos: Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), Associação Brasileira de Automação para o Comércio (AFRAC), Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (ALSHOP), Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (ANAMACO), Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). 

As entidades têm como finalidade principal defender os interesses dos setores do comércio e de serviços do Brasil, contribuindo para o debate, o intercâmbio de ideias e o fortalecimento desses segmentos que, juntos, representam mais de 15% do PIB brasileiro.

UNECS em Números

  • Faturamento de R$ 1 trilhão
  • Geração de 22 milhões de postos de trabalho formais
  • Responsável por 83,7% das vendas de alimentos e bebidas no Brasil
  • Responde por 65% das operações de cartões de crédito e débito no país
  • Opera 100% das vendas de food service no territorio nacional
José César da Costa Presidente da UNECS
Entidades que formam a UNECS

Efraim Filho (DEM-PB) Presidente FCS

A FCS foi instalada em 2015, contando com a adesão de 250 deputados e 21 senadores. Nesse período, os parlamentares que compõem a Frente tiveram papel relevante na aprovação da Reforma Trabalhista e da Nova Previdência. Em 2021, os esforços estão direcionados à aprovação das reformas Administrativa e Tributária, um passo fundamental para simplificar e racionalizar a tributação no país.

Lideranças FCS:

O Comitê Agenda Política da ABAD tem como principal missão promover o relacionamento com políticos e formadores de opinião e acompanhar, no Congresso Nacional e no Executivo, as discussões sobre projetos de lei relevantes, ampliando o debate sobre temas defendidos pela entidade e propondo alternativas que beneficiem o setor e toda a economia.

Fale Conosco

Preencha o formulário para falar com a nossa equipe