Termômetro ABAD
Parceria com a NielsenIQ em prol do desenvolvimento do setor
O Termômetro ABAD – Dados Mensais do Setor Atacadista Distribuidor é uma pesquisa da ABAD feita em parceria com a NielsenIQ com um grupo representativo de empresas do atacado distribuidor indicadas pela ABAD com base no porte e na relevância de diferentes modelos de negócios e de várias regiões do país. A proposta é criar uma amostra robusta do setor, a partir de coleta de dados mensal e informatizada, produzindo um “termômetro” da performance do setor ao longo do ano, nas comparações: mês em comparação ao mês anterior, mês em relação ao mesmo mês do ano anterior e o acumulado do ano em relação ao mesmo período do ano anterior. Inicialmente, a pesquisa apontará a média do desempenho em relação ao faturamento.
Ajude-nos a compor mensalmente o Termômetro ABAD
Juntos podemos levar ao mercado dados atualizados e confiáveis que mostram toda a força e a grandeza do setor atacadista distribuidor brasileiro.
Veja a pesquisa mensal, a série histórica e a análise do mês
Saiba mais sobre o Termômetro ABAD com as perguntas mais recorrentes
Conforme descrito no termo de adesão, os dados enviados serão tratados confidencialmente e não serão reportados individualmente sob qualquer hipótese. Isso significa que o seu faturamento integrará uma base de dados (com outros faturamentos), de onde será extraída uma média entre os respondentes. Serão reportados, portanto, dados acumulados relativos (variação nas vendas em R$) do mês corrente vs mês anterior, vs mesmo mês do ano anterior e vs acumulado do mesmo período do ano anterior (“YTD”).
O grande objetivo do estudo é levar ao mercado de maneira geral dados atualizados e confiáveis que mostrem a força e a grandeza do setor atacadista e distribuidor. Através dos resultados aferidos, poderemos ter maior clareza da performance não apenas em âmbito nacional, mas também por região, servindo como benchmark para o mercado mês a mês. A devolutiva das informações compiladas da pesquisa será feita através de release enviado à imprensa, informativos da ABAD e redes sociais.
No primeiro momento, vamos trabalhar exclusivamente com a coleta de dados do faturamento global (variação nas vendas em R$). Portanto, será fornecida ao mercado somente a média do desempenho em relação ao faturamento. Depois de consolidado esse processo, vamos trabalhar com outros dados, como categorias de produtos vendidas, por exemplo. Os incrementos na pesquisa, contudo, serão feitos em consenso com os respondentes.
Os dados serão enviados à NielsenIQ através de um template pré-definido, que o respondente terá acesso através de um login. O template ainda está sendo desenvolvido, mas será um espaço de fácil acesso e com informações claras sobre o preenchimento. O envio dos dados terá de ser feito a partir do 5º dia do mês subsequente ao fechamento do mês anterior.
Sim. Conforme dissemos, no primeiro momento trabalharemos apenas com o faturamento global (variação nas vendas em R$).
A expectativa é de que tenhamos cerca de 100 respondentes, de diferentes regiões do país, que é uma boa amostragem. Em relação ao fornecimento da lista, vamos seguir os critérios de confidencialidade e não divulgaremos os nomes dos participantes.
No primeiro envio, solicitaremos um histórico mensal do faturamento da empresa desde o início de 2022 para começarmos já com o retrato completo do ano corrente, permitindo que façamos as comparações necessárias posteriormente. A NIQ ficará responsável pela tabulação dos dados e confecção do relatório final.