Ranking ABAD
Parceria com a NielsenIQ em prol do desenvolvimento do setor
O estudo do Ranking, realizado desde 1994, faz anualmente uma ampla radiografia do setor. A pesquisa para a composição do estudo é feita a partir de dados fornecidos voluntariamente por empresas associadas à ABAD (ou não) e suas filiadas estaduais. Essas informações são, posteriormente, analisadas pela consultoria NielsenIQ. O Ranking ABAD/NielsenIQ é apresentado no mês de maio em coletiva de imprensa virtual e transmitido pelo canal da ABAD no Youtube. Os números também são reapresentados durante a Convenção Anual do setor, em junho, quando os vencedores dos estados são premiados. CLIQUE AQUI para ver última edição especial da Revista Distribuição sobre o Ranking.
Acesse a pesquisa mensal e a série histórica.
Saiba mais sobre o Termômetro ABAD com as perguntas mais recorrentes
O respondente do Ranking agora tem acesso ao Business Intellingence – BI do Ranking. A solução de Business Intelligence (BI) da TARGIT, empresa especialista em análise de dados, que desenvolveu o projeto em parceria com a TOTVS, permite aperfeiçoar a visualização e a exploração dos dados do estudo.
É uma grande inovação para o principal instrumento de análise que oferecemos hoje ao mercado. A ferramenta traduz de forma eletrônica as informações que hoje estão no papel, tornando a experiência mais ágil e eficiente para a tomada de decisões nas áreas comercial, administrativa e estratégica.
O BI do Ranking permite acesso a um painel de controle com dados centralizados e estruturados, que permitem criar alertas para Indicadores Chaves de Performance (KPIs, do inglês Key Performance Indicators), configurar disparo automático de mensagens para os gestores e automatizar o envio de relatórios.
Atendendo aos perfis de segurança de acesso definidos pela ABAD, os dados analisados para o Ranking abrangem todos os modelos de negócio: distribuidores exclusivos; atacado generalista com entrega, autosserviço e balcão; e agentes de serviços.
Benefícios
Além do benefício próprio de agilizar o gerenciamento de dados a partir do Business Intelligence, a ABAD proporciona benefícios para suas filiadas e associados:
- As 27 filiadas estaduais podem examinar de forma detalhada as informações de sua região e realizar a comparação e apresentação desses dados às indústrias e aos órgãos públicos estaduais;
- Os associados que participarem do Ranking podem comparar seus dados com os de outras empresas em diversas categorias, tais como localização geográfica, tipos de produtos, volume de vendas e receita.
- associados que contratarem a plataforma de BI da TARGIT podem expandir a visualização fornecida pela ABAD com seus próprios dados, vindos dos sistemas de gestão empresarial (ERP) e gestão de relacionamento com cliente (CRM), entre outros, para uma visualização 360o do negócio.
Quer ter acesso ao BI? Torne-se um responente do Ranking. CLIQUE AQUI para deixar seus dados. Entraremos em contato quando o formulário de perguntas estiver aberto para o estudo de 2025.
Saiba mais sobre o Termômetro ABAD com as perguntas mais recorrentes
Conforme descrito no termo de adesão, os dados enviados serão tratados confidencialmente e não serão reportados individualmente sob qualquer hipótese. Isso significa que o seu faturamento integrará uma base de dados (com outros faturamentos), de onde será extraída uma média entre os respondentes. Serão reportados, portanto, dados acumulados relativos (variação nas vendas em R$) do mês corrente vs mês anterior, vs mesmo mês do ano anterior e vs acumulado do mesmo período do ano anterior (“YTD”).
O grande objetivo do estudo é levar ao mercado de maneira geral dados atualizados e confiáveis que mostrem a força e a grandeza do setor atacadista e distribuidor. Através dos resultados aferidos, poderemos ter maior clareza da performance não apenas em âmbito nacional, mas também por região, servindo como benchmark para o mercado mês a mês. A devolutiva das informações compiladas da pesquisa será feita através de release enviado à imprensa, informativos da ABAD e redes sociais.
No primeiro momento, vamos trabalhar exclusivamente com a coleta de dados do faturamento global (variação nas vendas em R$). Portanto, será fornecida ao mercado somente a média do desempenho em relação ao faturamento. Depois de consolidado esse processo, vamos trabalhar com outros dados, como categorias de produtos vendidas, por exemplo. Os incrementos na pesquisa, contudo, serão feitos em consenso com os respondentes.
Os dados serão enviados à NielsenIQ através de um template pré-definido, que o respondente terá acesso através de um login. O template ainda está sendo desenvolvido, mas será um espaço de fácil acesso e com informações claras sobre o preenchimento. O envio dos dados terá de ser feito a partir do 5º dia do mês subsequente ao fechamento do mês anterior.
Sim. Conforme dissemos, no primeiro momento trabalharemos apenas com o faturamento global (variação nas vendas em R$).
A expectativa é de que tenhamos cerca de 100 respondentes, de diferentes regiões do país, que é uma boa amostragem. Em relação ao fornecimento da lista, vamos seguir os critérios de confidencialidade e não divulgaremos os nomes dos participantes.
No primeiro envio, solicitaremos um histórico mensal do faturamento da empresa desde o início de 2022 para começarmos já com o retrato completo do ano corrente, permitindo que façamos as comparações necessárias posteriormente. A NIQ ficará responsável pela tabulação dos dados e confecção do relatório final.