Brasileiros buscam mais de oito canais para fazer compras

Pesquisa da Kantar, publicada no estudo Consumer Insights 2022, mostra crescimento no número de consumidores brasileiros que visitam mais de oito meios de compra no mês. De acordo com o levantamento, subiu de 18,9% em 2021 para 26,9% em 2022.

De forma geral, a dinâmica de canais ocorre ao longo do mês. Nos 10 primeiros dias, quando há uma concentração do salário e uma maior disponibilidade de promoções, os atacarejos são a preferência, com alta de 8% em gastos. Já entre o 11º e o 31º dia, com menos opções de ofertas, o consumidor opta por compras menores, feitas para reposição do lar ou urgência.

Além de adequar sua rotina de compras, o brasileiro tem optado mais pelas marcas econômicas – a categoria cresceu 11,9% em unidades no último trimestre de 2022 em comparação ao mesmo período de 2021. Aqui, o destaque vai para as cestas Limpeza (+7,3%) e Bazar (+6,4%).

Nesse contexto de omnicanalidade, é importante estar presente em toda a jornada do consumidor, seja offline, seja online. Isso porque o e-commerce segue conquistando os brasileiros quando o assunto é consumo dentro do lar. No ano, um usuário offline tem, em média, 95 ocasiões de compra. Enquanto isso, um e-shopper faz 110 – frequência 15% maior. Também é importante dizer que a penetração deste canal passou de 19,7% em 2021 para 23,2% em 2022, o que representa mais de 2 milhões de novos compradores.

É válido ressaltar que o Consumer Insights é um relatório trimestral sobre o mercado de consumo massivo. Para dados dentro do lar, o estudo reúne 11.300 domicílios de todas as regiões e classes sociais do País, representando 60 milhões de lares. Enquanto para fora do lar, a empresa acompanha o comportamento de 43 milhões de indivíduos.

*Com informações do site da Revista Distribuição

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