Sinca PR completa 65 anos de atuação

No dia 31 de março, o Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidores do Estado do Paraná (Sinca PR) comemorou 65 anos de existência dedicados ao desenvolvimento do setor atacadista distribuidor paranaense – segmento de grande relevância socioeconômica no estado do Paraná.

O associativismo faz parte do DNA do Sinca PR. Antes de sua fundação como sindicato, a entidade iniciou suas atividades como Associação Profissional do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios de Curitiba, com o reconhecimento do Ministério do Trabalho e Previdência Social em 1956 e, hoje, soma dez gestões que têm muitas histórias e exemplos de empreendedorismo.

Em 1981 ampliou sua base para todo o estado passando à denominação de Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor de Gêneros Alimentícios do Paraná. A partir de 2017, no alto de suas seis décadas, ampliou o número de categorias representadas, recebendo a nomenclatura de Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidores do Estado do Paraná.

Atualmente 57 categorias que fazem parte de sua base, representando 5.436 empresas paranaenses, agentes de distribuição que atendem aos 399 municípios do estado. Um setor pujante que teve o faturamento de R$ 273,3 bilhões a nível nacional, como apontado pelo Ranking Abad/Nielsen 2020 – ano base 2019.

Ao longo dessa trajetória, seja nos momentos de crescimento ou de dificuldade, o Sinca PR sempre buscou fortalecer e lutar pelos interesses do setor atacadista distribuidor, promovendo e assegurando a interação e o desenvolvimento da categoria, bem como de toda a cadeia de abastecimento.

Abastecedor social

O momento que estamos atravessando, de crise econômica e sanitária causadas pela pandemia da Covid-19, tem sido um dos mais desafiadores dessa jornada. “Acostumado a um ambiente de negócios dinâmico, o setor atacadista distribuidor teve um papel de extrema importância no cenário pandêmico. Como área essencial, manteve sem interrupções o abastecimento de pequenos e médios varejos espalhados pelos municípios brasileiros. Graças a esse trabalho, os consumidores tiveram acesso a produtos de primeira necessidade, como gêneros alimentícios, bebidas, itens de higiene pessoal, limpeza, entre outros”, completa o presidente do Sinca PR, Paulo Hermínio Pennacchi.

Como entidade patronal e com o propósito de representar, dar suporte, levar informação aos seus associados e representados, o Sinca PR também precisou se readaptar ao novo cenário e buscar alternativas para reforçar sua representação e a oferta de serviços. “Destaque para o portfólio da Central de Negócios, com uma gama de produtos e serviços com valores e condições especiais para os nossos associados, ainda mais fortalecida no último ano. Além de defender os interesses dos atacadistas e distribuidores em Convenções e Acordos coletivos que, a exemplo do ano de 2020, foi de extrema importância, colaborando para a manutenção de empregos e negociando pisos salariais compatíveis com a atual realidade econômica.

Entidade filiada à ABAD e também à Fecomércio Paraná, o Sinca PR está presente em diversos momentos, no ambiente de negócios do setor atacadista distribuidor. O associado ao Sinca PR automaticamente usufrui de todos os benefícios ofertados pelas entidades, ampliando o alcance e a representação na defesa de pleitos de interesse do setor.

Buscando oferecer o melhor aos seus associados, o Sinca PR possui a Central de Negócios em parceria com a Abad, com empresas parcerias que oferecem condições exclusivas de pagamento e descontos em produtos e serviços nas áreas de logística, tecnologia e automação, veículos, insumos e acessórios, assistência médica, entre outros.

Uma das parcerias firmadas recentemente é com a Fomento Paraná, da qual o Sinca PR é correspondente. Como correspondente da Fomento Paraná, o Sinca PR aumenta as opções de produtos e serviços voltados a seus associados e não associados, ao ofertar linhas de crédito mais baratas, contribuindo para o desenvolvimento e produtividade do setor atacadista distribuidor, além de empresas de outros segmentos, como os clientes do atacado: os pequenos e médios varejistas, restaurantes, entre outros.

 

*Com informações da assessoria de imprensa do Sinca PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos da doença na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Acesse:

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos do Covid-19 na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Clique na animação para vizualizar: