O Momento Lideranças Femininas reuniu histórias inspiradoras de mulheres que construíram trajetórias de destaque no empreendedorismo, na sucessão familiar e na liderança empresarial. Conduzido pela jornalista Karyn Bravo, o painel integrou a programação do Encontro de Mulheres ABAD, evento paralelo na 45ª Convenção Nacional e Anual do Canal Indireto, e trouxe reflexões sobre propósito, legado, superação e transformação.
Convidadas por Janete Galante Severini, Representante Nacional do Instituto ABAD, as participantes compartilharam experiências pessoais e profissionais que marcaram suas jornadas em diferentes áreas de atuação.
Ana Claudia Cotait, presidente do Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), destacou o avanço da presença feminina no associativismo e no empreendedorismo brasileiro. “Uma mulher formada e preparada não pede espaço, ela ocupa o seu lugar e transforma todo o sistema”, afirmou. Ela lembrou que, em seis anos, conseguiu elevar para mais de 30% a participação feminina na presidência de associações comerciais no País e reforçou a importância das redes de apoio e do fortalecimento institucional das mulheres.
Luciana Maria de Costa Dal Berto, empresária à frente da Disdal Distribuidora, de Brasília, e vice-presidente da ABAD, emocionou o público ao relatar a trajetória de superação após assumir a empresa da família com a morte repentina do marido. “No meu caso, o bastão não foi passado, ele foi jogado para o ar. Eu tinha duas opções: ou deixava cair e a empresa acabava, ou pegava e continuava a corrida”, declarou.
Ela ressaltou a importância da fé, da família e do trabalho como pilares de sustentação e destacou o comprometimento da equipe ao longo do processo. “O fato de eu e minhas filhas estarmos lá todos os dias fez cada colaborador dar um pouco mais de si”, afirmou. Como forma de inspirar outras pessoas, Luciana lançou o livro “Se não fosse paixão, seria loucura”, no qual compartilha a história de reconstrução e crescimento da empresa.
Danielle Brasil Dutra, CEO da Riograndense Distribuidora e vice-presidente da ABAD, falou sobre a trajetória construída no negócio iniciado pelo pai, no interior do Rio Grande do Norte, e que hoje completa 35 anos. Formada em Direito, contou que encontrou no empreendedorismo sua verdadeira vocação. “Liderança não se herda, se conquista. O desafio é evoluir continuamente”, destacou.
Danielle também ressaltou a importância da vivência pessoal na construção da liderança e afirmou que aceitou participar do painel não apenas por ser mulher, mas pela trajetória construída dentro do setor atacadista distribuidor.
Giovanna Angélica Beira, vice-presidente do Conselho da Família Beira/Ypê, destacou o valor do propósito como base para a continuidade empresarial e falou sobre a multiplicidade de papéis exercidos pelas mulheres na sociedade. Psicóloga, psicanalista, empresária e cantora, Giovanna participou da abertura da Convenção interpretando a música “Aquarela do Brasil”.
Durante sua participação, ela ressaltou que sucessão vai além da herança familiar. “Cada geração deve acrescentar algo novo e de valor ao legado. Sem propósito não existe direção nem sentido”, afirmou.
O painel reforçou a força da liderança feminina em setores historicamente masculinos e evidenciou a importância da sensibilidade, da escuta e do propósito na gestão dos negócios e das relações humanas.
A programação contou ainda com o Momento Beleza, conduzido por Raquel Brito, da Strategicos Group, patrocinadora Diamante da Convenção. Com o tema “A beleza salvará o mundo”, ela trouxe uma reflexão sobre a beleza presente nos detalhes, nas relações e no cuidado com as pessoas, fazendo uma analogia com a obra “Retábulo de Ghent”, de Jan van Eyck, e com a importância da dedicação em iniciativas que valorizam a diversidade e a conexão humana.










