Tambasa Atacadistas faz 70 anos com estrutura de comando familiar

Empresa tem 3.800 representantes comerciais e 2.700 funcionários, além de cerca de 600 motoristas autônomos que fazem entregas

Para comemorar 70 anos de atividades no Brasil e continuar a exibir uma trajetória de crescimento, uma empresa precisa ter fôlego para se manter firme, energia para enfrentar desafios e discernimento para driblar as crises que pontuam o mapa econômico do País.

O cenário não era fácil quando a empresa familiar atacadista nasceu pelas mãos de Miguel Bartolomeu, um brasileiro humilde, sapateiro, que tinha como principal riqueza a vontade de vencer na vida e que soube enxergar as oportunidades que lhe abririam o caminho para ganhar espaço no mercado nacional.

Diretoria da Tambasa: Ivan Trivellato, Gerson Bartolomeu, Antônio Miguel Bartolomeu e Alberto Portugal Milward de Azevedo

A protagonista dessa história é a Tambasa Atacadistas, que se apresenta como uma empresa de alma familiar, moderna, que faz questão de investir em sua equipe de funcionários e colaboradores. Pilotada pela terceira geração da família do fundador e já preparando a quarta para comandar o negócio, apresenta números que estampam seu vigor. Como um polvo que mantém seus tentáculos simultaneamente voltados para as direções por onde desdobra de maneira mais efetiva a dinâmica das atividades comerciais, ela registra evolução em seus negócios ano a ano.

Em 2010, a empresa, que atua como atacadista distribuidora, faturava 1,2 bilhão de reais. Esse rendimento duplicou em 2016, alcançando 2,4 bilhões de reais. Saltou para 2,731 bilhões de reais em 2017 e para 3,087 bilhões de reais em 2018, segundo o Ranking ABAD Nielsen 2019. “Neste ano, temos a expectativa de atingir 3,366 bilhões de reais, múltiplos da idade de Cristo, como costumo dizer. Nossos números de crescimento são altos, em percentuais de dois dígitos”, comemora Alberto Portugal Milward de Azevedo, diretor da empresa, neto do fundador.

O empresário é uma das quatro vozes de comando do grupo da terceira geração (todos eles primos) e responde pelas áreas de Vendas e Tecnologia da Informação. Divide o bastião com Antônio Miguel Bartolomeu (Financeiro e Logística Externa), Gerson Bartolomeu (Compras e Logística Interna) e Ivan Trivellato (Compras). “Na verdade, cuidamos de tudo, reunimo-nos todas as segundas-feiras e acertamos o que vamos fazer na semana”, explica Portugal, considerando que a empresa pode contar com um segundo escalão de peso, afinado com a diretoria e com integrantes formados na Tambasa.

Atualmente, a empresa tem 3.800 representantes comerciais e 2.700 funcionários em outras áreas, além de cerca de 600 motoristas autônomos que fazem entregas. Adota a filosofia da meritocracia para contemplar os funcionários, independentemente de sua função ou cargo.

Veja reportagem completa na revista DISTRIBUIÇÃO DIGITAL, edição setembro/outubro.

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.