Palavra do Presidente

Horizonte positivo

Leonardo Miguel Severini
Leonardo Miguel Severini
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Em vias de completar um terço do caminho que nos leva ao fim do ano, vemos os próximos meses com espírito muito positivo. Depois de mais de um ano de pandemia, parece-nos que, finalmente, o processo de vacinação está avançando. A imunização da população brasileira é fator importante da retomada da atividade econômica plena que trará de volta o crescimento e o emprego.

Em outra frente de atuação, a recente sanção do PLN 2/21 pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, alterando a lei de diretrizes orçamentárias, abre espaço para a implantação de medidas de socorro essenciais para as empresas neste momento, entre as quais o Peac – Programa Emergencial de Acesso ao Crédito, o Pronampe, programa de crédito para micro e pequenas empresas, e o Bem, de apoio para a manutenção da renda e do emprego.

Como já mencionamos, é alentador o fato de que nossa atividade, juntamente com a atividade supermercadista, seja reconhecida como essencial pela legislação, permitindo seu funcionamento normal durante toda a pandemia. Isso não só garantiu a preservação de postos de trabalho como também permitiu o acesso a bens de consumo essenciais à população de todas as partes do País.

Essa força fica patente nos números trazidos pelas pesquisas realizadas pela ABAD. Em relação ao primeiro trimestre de 2021,o levantamento do Banco de Dados ABAD segue em trajetória positiva e indica um crescimento nominal do faturamento de 3,75% em comparação com o mesmo período do ano anterior. E o Ranking ABAD/Nielsen 2021 (ano-base 2020) chega à sua vigésima sétima edição indicando a manutenção de nossa fatia do mercado de consumo nacional, além do crescimento nominal.

São respostas aos esforços e à capacidade adaptativa de nossas empresas diante dos grandes desafios que enfrentamos.  Uma ação de grande importância é a retomada da  Convenção Anual do Canal Indireto, evento fundamental para a aproximação e o alinhamento do atacado distribuidor com seus fornecedores e parceiros. Programada para o período de 9 a 11 de agosto de forma presencial, mas com amplo suporte tecnológico que permitirá o acesso remoto.

Os desafios são grandes e temos de ser capazes de nos reinventar para fazer frente às mudanças de comportamento do consumidor. São novos hábitos que vão implicar em novas estratégias. Por isso, não deixamos de olhar para o futuro. Em breve, teremos a definição do parceiro tecnológico para dar início ao projeto Marketplace ABAD.

Por fim, seguimos confiando em que o País será capaz de superar todos os atuais desafios e de sair deste período turbulento mais unido e fortalecido. Continuemos a dar nossa contribuição.

 

Leonardo Miguel Severini
Presidente da ABAD