Setor atacadista distribuidor cresce 0,7% em 2017 e fatura R$ 259,8 bi

O segmento atacadista distribuidor teve desempenho positivo em 2017. De acordo com os resultados do Ranking ABAD/Nielsen 2018 – ano base 2017, o segmento atacadista distribuidor cresceu 0,7% em termos reais e 3,7% em termos nominais, atingindo faturamento de R$ 259,8 bilhões, garantindo aos agentes de distribuição uma fatia de 53,6% do mercado mercearil nacional. É o décimo terceiro ano consecutivo em que a participação do atacado distribuidor nesse mercado permanece superior a 50%.

O mercado mercaril representou a soma de R$ 484,9 bilhões em 2017 e compreende produtos de uso comum das famílias, como alimentos, bebidas, limpeza, higiene e cuidados pessoais.

Os números são apurados a partir de dados fornecidos voluntariamente por empresas do setor associadas à ABAD e suas filiadas estaduais, analisados pela consultoria Nielsen em parceria com a FIA (Fundação Instituto de Administração) e foram divulgados durante o jantar de encerramento da 38ª Convenção Anual do Canal Indireto – ABAD 2018 ATIBAIA, realizado em 25 de abril.

Representatividade

Com participação recorde de 614 respondentes, o ranking obteve uma amostra equivalente a 40,8% do faturamento do setor, com dados de empresas de todas as regiões do país. O estudo destaca as maiores em cada modelo de negócios e atesta a importância do setor no conjunto da economia nacional, para conhecimento do mercado e dos órgãos políticos e governamentais.

O segmento responde por 95% do abastecimento dos varejos tradicionais e dos pequenos mercados (1 a 4 checkouts), 85% do abastecimento de bares e 45% do que é fornecido aos varejos de farma-cosméticos.

Regiões

Em quantidade de respondentes, o destaque é a participação do Nordeste, com 218 empresas. Já em termos de faturamento, o Sudeste corresponde a 38% do setor, seguido em importância pelo Nordeste (25%), pelo Sul (15%), pelo Centro-Oeste (13%) e pelo Norte do país (8%).

Outros dados trazidos pelo estudo corroboram a tendência, já verificada nas pesquisas anteriores e que se consolida, de crescimento mais acentuado nas empresas de porte médio, que atendem apenas um estado. Nas 362 empresas do estudo que atuam em apenas um estado, o faturamento nominal chegou a crescer 9,4%, enquanto as 252 empresas que atendem a mais de um estado atingiram crescimento de 1% nominal.

Coletiva

No mesmo dia, na parte da manhã, o presidente da ABAD, Emerson Destro, apresentou os números do Ranking em coletiva de imprensa. Além dele, também participaram da apresentação: Daniela Toledo, da Nielsen, que destacou o atual perfil do consumidor frente às mudanças do cenário econômico nacional nos últimos anos; o prof. Nelson Barrizzelli, da FIA, que recuperou indicadores da trajetória macroeconômica do país para traçar um cenário prospectivo; e Marco Aurélio de Lima, da GfK, que comentou os resultados de pesquisa feita em fevereiro este ano com varejistas de todo o Brasil.

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