Este texto mexe com a atual percepção tipo “efeito manada” de que os recursos tecnológicos e concentração (grandes corporações) serão dominantes hoje e no futuro e que estas condições garantirão sozinhas o sucesso.
Pois não. Com o avanço da tecnologia, o recurso mais importante é o HUMANO, na opinião de Gary Burnison, presidente global da Korn Ferry, consultoria de gestão fundada na Califórnia, em 1969, e presente em 52 países. Burnison nos desafia a:
- Criar condições reais em nossas empresas para sermos capazes de atrair, capacitar e reter mão de obra talentosa. “Sem talento você não tem show.”
- Focar na atração de funcionários da geração dos millenais (jovens nascidos entre 1981 e 1998), pois serão 70% da força de trabalho em 2030. E como fazer isto? A empresa tem que ter propósito claro e praticá-lo. O ambiente deve ser de constante aprendizado.
Na vertente de retenção, ele aponta as duas principais causas de turnover nas empresas:
- Problemas com os líderes.
- Falta de oportunidades dentro do ambiente de trabalho.
Então, como os líderes devem agir?
- Desenvolver inteligência emocional para se conectar com seus colaboradores.
- Mostrar -se humildes, curiosos, autênticos, corajosos e sem medo de fracassar.
- Criar um ambiente mais colaborativo e com mais oportunidade para seus colaboradores.
- Implantar programas de treinamentos e mentorias.
Por fim, o autor desafia os líderes, apontando que a nova geração está ávida por aprendizado e desafios e que “millennials buscam mentores”, líderes em quem podem se inspirar e não chefes austeros, nem tampouco protetores.
Trazendo para nosso dia a dia de empresa média em setor altamente competitivo e pressionado, fica evidente que o EMPODERAMENTO é a chave para atrair e reter talentos, oferecendo capacitação e desenvolvendo neles as habilidades de:
- Iniciativa – propor e implantar soluções para atingimento de metas sem depender de superiores.
- Resiliência – não se abater com resultado adversos ou cobranças por resultados.
- Ousadia – assumir riscos, não justificar os resultados por limitações ou regras da empresa, sempre com compromisso com o resultado.
- Assertividade – ser firme e direto sem sentir ou causar constrangimentos. Afirmar de maneira clara, objetiva e transparente, sem delongas.
Então, VAMOS RECRUTAR e CAPACITAR!
*Por Juliano Faria Souto, sócio Administrador da FASOUTO e vice-presidente da ABAD
Respostas de 2
Esse é o caminho, Juliano!
Parabéns pela reflexão !
Muito bom