ABAD apoia Semana Brasil 2020

Criada pelo governo federal em 2019 para estimular a economia, a Semana Brasil terá uma nova edição em 2020. A realização do evento foi anunciada nesta quarta-feira (04) pelo secretário executivo do Ministério das Comunicações, Fabio Wajngarten. A ABAD participou da reunião em que foi feito o anúncio e irá apoiar a iniciativa, assim como outras mais de 80 entidades setoriais ligadas ao varejo que aderiram à campanha.

Para o superintendente executivo da ABAD, Oscar Attisano, “toda iniciativa que for tomada neste segundo-semestre com o objetivo de impulsionar a retomada da economia e manter a roda do consumo girando será bem-vinda”. Segundo ele, é preciso estimular a reabertura do comércio e a geração de empregos. “Por isso, mantendo-se os devidos cuidados em relação à pandemia, o atacado distribuidor apoia as campanhas para que o comércio volte ao normal, e essa é a proposta da Semana Brasil. Embora nosso setor em geral não tenha contato direto com o consumidor, vamos usar e nosso relacionamento com o varejo e a indústria para incentivar as melhores promoções possíveis para o consumidor final e os nossos canais de comunicação para divulgar e promover essa campanha”, disse.

A Semana Brasil faz referência à data da Independência do país (7 de setembro), e o mês foi escolhido por não registrar nenhuma das grandes datas que movimentam o comércio como, por exemplo, Dia das Mães (maio), Dia dos Pais (agosto), Dia das Crianças (outubro) ou Natal (dezembro).

Com o slogan “Todos juntos com segurança pela retomada e o emprego”, a iniciativa visa gerar uma campanha nacional de descontos em produtos e serviços no período de 3 a 13 de setembro e será coordenada pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV).

De acordo com a Secretaria Especial de Comunicação Social do Ministério das Comunicações (Secom), a Semana tem por objetivo “unir todo o comércio e varejo do país para celebrar a retomada, com segurança, da economia e dos empregos”, sendo alicerçada em três pilares: colaboração, otimismo e oportunidade.

A Secom destaca, contudo, dois aspectos importantes da campanha deste ano: todas as ações devem respeitar as normas de restrição por conta da pandemia ainda vigentes e todas as ações têm de trazer um real benefício ao consumidor. Nada de ‘black fraude’!

“Esta será a primeira data comemorativa do varejo após a reabertura do comércio, que sofre restrições desde março. Com ofertas especiais oferecidas durante o período do evento, espera-se iniciar uma retomada robusta da economia nacional”, disse a Secom em nota. Segundo números levantados Ebit/Nielsen, as vendas online durante a Semana Brasil de 2019 cresceram 41%, enquanto vendas no varejo presencial aumentaram 11,3%, de acordo com a Cielo.

“[A Semana Brasil] vai priorizar o pequeno e o médio comerciante. A Semana 2020 vai se tornar o ponto de partida de um novo tempo para o comércio, de normalização da relação econômica entre pessoas e empresas. Fizemos uma pesquisa sobre a aceitação da campanha e ela foi enorme. A gente quis fazer uma campanha de duração de 10 dias para que não houvesse nenhuma aglomeração, em parceria com os comerciantes”, afirmou Wajngarten.

Apesar disso, gigantes do comércio de diferentes setores como alimentação, eletrônicos e eletrodomésticos, computadores, móveis, produtos de higiene e limpeza, cosméticos, nutrição e material esportivo também devem participar e contribuir para o aumento das vendas e a movimentação da economia.

Campanhas

Ainda segundo o secretário, comerciantes que não dispuserem de material publicitário próprio terão uma ajuda da Semana Brasil em suas campanhas. Um canal gratuito será disponibilizado e trará cartazes, anúncios e demais peças publicitárias prontos, que poderão ser adaptados e utilizados sem nenhum custo extra para os comerciantes (na próxima edição do ABADNEWS, traremos mais informações sobre esse canal).

Fontes: Reuters e Agência Brasil

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