ABAD apresenta propostas para flexibilizar normas trabalhistas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Atendendo à Consulta Pública feita pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, a assessoria jurídica da ABAD apresentou nesta semana uma série de contribuições às portarias que visam revisar e simplificar a legislação trabalhista infralegal. A primeira proposta regulamenta disposições relativas à lei trabalhista, à inspeção do trabalho, às políticas públicas e às relações de trabalho. A segunda disciplina procedimentos, programas e condições de segurança e saúde no trabalho e dá outras providências.

Os textos propostos pela secretaria ficaram sob consulta durante 30 dias e diversas entidades (de empregados, empregadores, operadores de direito e demais interessados no tema) se manifestaram. “É uma grande oportunidade de adequação das leis trabalhistas, já que muitas delas estão obsoletas e causam entraves que comprometem a produtividade das empresas”, esclarece Alessandro Dessimoni, da DBA Advogados.

De acordo com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, as propostas têm como objetivo simplificar e adequar os atuais normativos. A iniciativa é parte do esforço de desburocratização da máquina pública, iniciado em 2019 pela nova gestão do governo.

A portaria sobre legislação trabalhista, inspeção, políticas públicas e relações de trabalho abrange mais de 120 normas atuais referentes a assuntos como carteira de trabalho, registros profissional e sindical de empregados, entre outros. Já a portaria sobre segurança e saúde no trabalho reúne mais de 40 normas sobre temas como procedimentos de avaliação de equipamentos de proteção individual; programa de alimentação do trabalhador; exames toxicológicos e locais de repouso de motoristas profissionais do transporte rodoviário de cargas e coletivo de passageiros; e regras de aplicação das normas regulamentadoras, entre outros.

CLIQUE AQUI para ver as contribuições da ABAD para a primeira proposta e AQUI para ver as sugestões para a segunda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos da doença na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Acesse:

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos do Covid-19 na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Clique na animação para vizualizar:

POLÍTICA DE Privacidade: Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência de navegação.