Entidades do varejo criam plataforma inédita de geração de empregos

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Em um movimento pioneiro no país, 29 entidades ligadas ao varejo uniram-se para desenvolver uma plataforma online de geração de empregos no setor. Com a iniciativa, intitulada Vagas no Varejo, o segmento espera minimizar os impactos provocados pelo novo coronavírus ao garantir a recolocação de profissionais no mercado de trabalho e preservar a atividade empresarial.

O lançamento oficial da plataforma aconteceu no dia 1º de maio, Dia do Trabalho. Segundo indicadores do Ibre/FGV, a crise pode deixar até 12,6 milhões de pessoas desempregadas e contrair em cerca de 15% a renda dos trabalhadores. O projeto foi idealizado pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe) e Associação Brasileira de Supermercados (Abras). A ação recebeu ainda o apoio voluntário da Tegra Sistemas, responsável pela concepção da plataforma; e da Advance, que elaborou o projeto de marketing e comunicação visual.

O aplicativo Vagas no Varejo estará disponível em todas as plataformas móveis, exigindo inicialmente a conexão com a rede social ou e-mail. A ideia é estabelecer uma conexão simples e autodidática, sem as dificuldades impostas por canais tradicionais de empregos. Ao ter a conta criada, o profissional precisa somente destacar sua área de atuação, experiências anteriores e disponibilidade de horários, podendo também inserir seu currículo. As entrevistas e avaliações serão realizadas online.

As empresas interessadas em recrutar profissionais também terão uma área exclusiva no portal VAGAS NO VAREJO, no qual poderão cadastrar suas oportunidades. Elas serão responsáveis por excluir as vagas que forem preenchidas e assinarão um termo no qual se comprometem a não utilizar as informações dos candidatos para qualquer outra finalidade, como venda de produtos ou serviços.

Apoio e Realização

  • Acelera Varejo
    • Associação Brasileira das Agências de Propaganda (Abap)
    • Associação Brasileira do Atacado Farmacêutico (Abafarma)
    • Associação Brasileira das Perfumarias Seletivas (ABPS)
    • Associação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias e Drogarias (Abrafad)
    • Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil)
    • Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan)
    • Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert)
    • Associação Brasileira de Franchising (ABF)
    • Associação Brasileira de Franqueados (ASBRAF)
    • Associação Brasileira de Logística (Abralog)
    • Associação Brasileira de Marcas Próprias (ABMAPRO)
    • Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe)
    • Associação Brasileira de Profissionais de Segurança (ABSEG)
    • Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma)
    • Associação Brasileira de Supermercados (Abras)
    • Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX)
    • Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (ABLOS)
    • Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj)
    • Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco)
    • Associação Nacional de Jornais (ANJ)
    • Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar)
    • Mulheres do Varejo
    • Rede Nacional de Distribuidores de Medicamentos (Redifar)
    • Sindicato do Comércio Atacadista, Importador, Exportador e Distribuidor de Material de Construção e de Material Elétrico no Estado de São Paulo (Sincomaco)
    • Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado de São Paulo (Sincofarma)
    • Sindicato dos Empregados no Comércio de São Paulo (Sincomavi)
    • Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC)
    • União de Farmácias Brasileiras (Unifabra)

Varejo no Brasil

  • O setor representa 19,24% do PIB do país
    • Movimentou cerca de R$ 1,40 trilhão (crescimento real de 1,8% em 2019)
    • Gerou 644 mil empregos em 2019. Nos últimos cinco anos, a geração de emprego formal no Brasil é de -1,170, considerando a crise de 2015 e 2016
    • 1,3 milhão de empresas no comércio em 2019
    • 1,5 milhão de lojas e pontos de venda
    • 930 mil lojas virtuais

Fonte: Site da Revista Distribuição

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