O faturamento do setor atacadista distribuidor apresentou crescimento de +19,1% em novembro na comparação com o mês de outubro de 2023. De acordo com a nova edição do Termômetro ABAD NielsenIQ, que aponta a média do desempenho do setor atacadista distribuidor em relação ao faturamento, no acumulado do ano (de janeiro a novembro), o setor cresceu +14% em relação ao mesmo período de 2022. Na comparação com o mês de novembro de 2022, a alta é de +6,5%.
Segundo Felipe Rutkosky, gerente sênior de Atendimento ao Varejo da NielsenIQ, a retomada do consumo começa a ficar mais consistente em um ambiente de baixa na taxa de desemprego, inflação e juros. “Canais de consumo fora do lar, como bares e restaurantes, mostram uma retomada relevante principalmente no pós-pandemia”, esclarece, lembrando que o período de outubro/novembro historicamente traz bons resultados para o setor atacadista distribuidor por conta da estocagem dos itens que serão vendidos no varejo no período de fim de ano.
O endividamento das famílias, que até recentemente ofuscava os dados macroeconômicos positivos, por comprometer grande parte da renda dos consumidores, deram sinais de arrefecimento. De acordo com levantamento realizado pela Serasa em novembro de 2023, houve redução no número de consumidores inadimplentes após três meses de crescimento consecutivos. Com 71,81 milhões de brasileiros em situação de inadimplência, a queda foi de 143,5 mil em relação ao mês anterior.
“O número de famílias endividadas é grande ainda, mas o recuo é um bom sinal. Significa que o poder de compra tem espaço para melhora tanto em quantidade quanto em qualidade”, afirma o presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini. Segundo ele, esse conjunto de boas notícias somadas aos recentes movimentos políticos, com a promulgação da emenda constitucional que instituiu a Reforma Tributária e a aprovação do Orçamento de 2024, permitem vislumbrar um cenário positivo para o início do ano.
“Ainda há muito espaço de melhora, mas, felizmente, estamos dando os passos corretos rumo à retomada do crescimento sustentável”, conclui o presidente da ABAD.
Cestas e canais
Levantamento da NielsenIQ no mês de novembro refletem a melhora do cenário nos últimos meses e mostram que todos os canais de venda, juntos, cresceram +12,2% no terceiro trimestre de 2023, em relação ao mesmo período do ano anterior. Cash and Carry cresceu +15,2%; Autosserviço independente, +7,5%; Bar, 15,1%; e Tradicional, 14,1%.
Higiene e Beleza e Bebidas são as cestas que mais cresceram em valor e volume, destacando-se a contribuição de Cremes Para Pele e Cervejas. Farma Cadeia é o destaque em valor, com H&B contribuindo mais positivamente que Medicamentos. Aliás, Medicamentos seguem em retração enquanto a cesta de Alimentos passa a crescer em volume impulsionada por Chocolates e Salgadinhos.
Cash and Carry teve a melhor performance em volume e a maior contribuição para o crescimento para venda de produtos alimentícios e de limpeza.