Metade do varejo brasileiro já usa ferramentas de inteligência artificial

Um novo estudo produzido pela Central do Varejo revela que 47% dos varejistas utilizam inteligência artificial, o que deixa 53% desse público ainda afastado da implementação dessa tecnologia. A pesquisa, que foi repercutida pela Revista Exame, entrevistou 307 varejistas brasileiros.

A indicação, porém, é de mudança no curto prazo. Isso porque entre todos os que responderam ainda não utilizar esse tipo de ferramenta, 46% disseram ter a intenção; 47% disseram estar avaliando a possibilidade e somente 7% afirmaram não ter interesse em operar com inteligência artificial no futuro próximo.

A pesquisa responde, também, uma das principais dúvidas: o que está afastando o varejo brasileiro da IA? Segundo as entrevistas compiladas, a principal barreira é a falta de conhecimento, seguida pela falta de infraestrutura e por dúvidas quanto ao retorno sobre o investimento.

Como o varejo usa inteligência artificial?

De acordo com a pesquisa, a frequência de uso da inteligência artificial no varejo é alta, já que 58% dos entrevistados confirmaram utilizar essas ferramentas diariamente. Eles afirmam, também, satisfação com a incorporação tecnológica, relatando aumento de eficiência, redução de custos, maior satisfação do cliente e crescimento das vendas.

No caso, essas ferramentas estão concentradas principalmente em marketing e vendas, o que inclui atendimento ao cliente via chatbots (56%), criação de conteúdo de marketing (50%), personalização da experiência do cliente (36%) e análise de tendências (34%). Há, também, quem utiliza a IA ara automatizar relatórios e prevenir fraudes.

Quando se avalia o investimento – que é um dos entraves listados acima – nota-se que a aposta financeira ainda não é alta no setor: 56% gastam até R$ 10 mil por ano e apenas 24% investem mais de R$ 150 mil anualmente.

Inteligência artificial é um dos assuntos prioritários da ABAD, tendo sido escolhido, inclusive, para embasar toda a programação da Convenção ABAD 2024 ATIBAIA, evento realizado em junho deste ano que reuniu centenas de pessoas do setor para debater os impactos da revolução digital no mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *