Varejo rompe marca histórica e ultrapassa R$ 1 trilhão em 2022

Depois de um ano de 2021 atípico, ainda marcado pela pandemia, as 300 maiores empresas varejistas romperam em 2022 uma marca histórica: faturaram R$ 1,046 trilhão, com crescimento nominal (sem descontar a inflação) de 19,9% sobre o ano anterior e superando o desempenho do varejo como um todo, que avançou nominalmente 14,1%.

Os dados constam do ranking das 300 maiores empresas do varejo de produtos, elaborado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), que fez o lançamento do estudo, no dia 14 de agosto, no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura. O presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini, e o superintendente executivo, Oscar Attisano, estiveram presentes no evento.

Segundo Eduardo Terra, presidente da SBVC, 96% das varejistas tiveram crescimento de vendas no ano passado e 89% delas registraram avanços de faturamento acima da inflação.

Em número de lojas físicas o crescimento também foi significativo, embora o varejo seja cada vez mais digital. No ano passado, a base de lojas das 300 maiores companhias aumentou liquidamente 7,3%, com mais 4.259 novos pontos físicos entrando em operação. Quase 70% das companhias aumentaram o número de lojas sobre 2021.

Das 300 companhias listadas no estudo, 221 contam com operação online, ante 162 em 2019, antes da pandemia. Terra observa que esses dados podem ser avaliados de várias formas e destaca que 80 dessas grandes companhias ainda não vendem pela internet, mesmo após a pandemia. “São visões do copo meio cheio ou meio vazio”, observa.

As posições de liderança dos cinco maiores varejistas em faturamento se mantiveram em 2022 em relação ao anterior. O Grupo Carrefour se manteve em primeiro, seguido pelo Assaí, Magazine Luiza, Via e Americanas.

As maiores alterações na lista ocorreram entre a sexta e a décima posição. O grupo Raia Drogasil saiu da sexta para sétima posição, e o Grupo Boticário foi do décimo para o sexto lugar em vendas. A Natura & Co subiu do nono para o oitavo lugar e o GPA caiu quatro posições, da sexta para a décima colocação em vendas.

O estreante entre os dez maiores em faturamento foi o Grupo Mateus, que ocupou a nona posição. O Big, que aparecia no ranking de 2021, foi adquirido pelo Carrefour e incorporado pelo grupo francês no ano passado.

*Com informações do Estadão.com

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