O segundo Workshop do Canal Indireto, realizado em São Paulo na manhã de 21 de fevereiro, reuniu ex-presidentes, diretoria da ABAD e líderes e coordenadores regionais para debater o futuro da Associação. Sob o guarda-chuva “Rumo a uma Nova ABAD”, o encontro contou com um diagnóstico da realidade atual da entidade, sendo apresentados dados extremamente relevantes e atualizados, e discussões acerca dos melhores caminhos para um crescimento sustentável.
Conduzido por Roger Saltiel, coordenador do Comitê Canal Indireto, a reunião também contou com a presença do presidente, Leonardo Miguel Severini, que acompanhou os debates e trouxe esclarecimentos importantes sobre os desafios da gestão atual.
Saltiel fez uma apresentação bastante robusta sobre a representatividade da ABAD no mercado hoje em dia. De acordo com o coordenador, a Associação está focada no setor mercearil e alimentar que conta com 10.516 distribuidores e atacadistas (sendo que 56% são estabelecimentos com mais de 20 funcionários) que geram um faturamento na casa de R$ 1.1 trilhão. Desse montante, 1.700 são associados à ABAD. Esses associados estão espalhados por todas as regiões brasileiras, com destaque para Espírito Santo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, São Paulo e Santa Catarina.
Oscar Attisano, superintendente da ABAD e participando do workshop, aproveitou a oportunidade para lembrar que além dos 1.700 associados, a ABAD mantém relacionamento direto e rotineiro com outros 1.700 atacadistas e distribuidores do mercado.
Na sequência, Saltiel provocou um debate para entender a percepção estratégica dos participantes e, assim, definirem, em conjunto, se a ABAD deve ampliar os setores de associação, o número de associados em cada setor e a estrutura das regionais. “Identificamos que a estratégia de manter o foco da entidade em fortalecer os interesses de classe deve ser mantida. Com o encontro, a ideia era termos um dia voltado à discussão para que todos pudessem colocar seu ponto de vista e dar sua opinião de forma intensa e aberta”, comenta.
Os presentes também debateram estratégias complementares da entidade, principalmente voltadas ao posicionamento da ABAD como um canal de vendas, prioritariamente através do Abastecebem; como centro de excelência, sendo responsável pela capacitação dos profissionais do segmento; e como plataforma de dados, provendo informações estratégicas para o Canal Indireto.
Com os debates do 2º Workshop, o Comitê Canal Indireto trabalhará nas apresentações que serão realizadas durante a Convenção Anual, marcada para junho em Atibaia (SP).