Não há setor forte sem incorporar o debate da digitalização, afirma Eduardo Terra

O primeiro dia da 42ª Convenção Anual do Canal Indireto trouxe para o debate o paniel “Tecnologia e Inovação – como priorizar tendências e novidades tecnológicas em busca de melhores resultados em um ambiente de incertezas”.

Com mediação de Eduardo Terra, sócio diretor da BTR Educação e Consultoria, a digitalização, o uso da inteligência artificial o crescimento e a importância dos marketplaces para os negócios, e claro, o Abastecebem estiveram na pauta.

Para Juliana Bonamim, vice-presidente de vendas da Mondelez, a digitalização é algo que só traz benefícios para toda a cadeia. “Quando falamos em digitalização estamos colocando principalmente o consumidor e o pequeno varejo no centro. Aliás, varejo que está cada vez mais plural buscando diferentes canais para se abastecer”, comenta.

Para Terra não existe setor forte que não discuta o omnichanel e o e-commerce. “É importante falar de digitalização. Ter conhecimento sobre o assunto é um dos pilares de crescimento do setor”, comenta.

Aliás, o tema está na agenda da ABAD e deve permear todas as empresas. “A tecnologia vai ajudar a melhorar a qualidade da venda. Através da digitalização, podemos colaborar levando o melhor sortimento possível para o pequeno e médio varejo, por exemplo. A digitalização é uma ferramenta de informação”, complementa Emerson Destro, presidente do Conselho Deliberativo da ABAD.

Segundo Leonardo Miguel Severini, presidente da ABAD, a tecnologia é um meio e não um fim. “Vemos o uso da tecnologia com o fim de aglutinar todos e tentar propor conteúdos. O ser humano precisa desenvolver e absorver novas tecnologias, aprimorando informação e repertório”, analisa.

O uso cada vez mais presente da inteligência artificial no dia a dia das pessoas e das empresas também foi tema do painel. Marina Pereira, gerente de pesquisa e desenvolvimento da GS1 Brasil, destacou que nos últimos cinco anos têm crescido o uso e a adoção de tecnologia entre as empresas brasileiras, sendo que o setor atacadista distribuidor se destaca. “A Inteligência Artificial tem sido utilizada, por exemplo, para melhorar o relacionamento com o cliente e já está permeando o setor atacadista distribuidor que já está à frente quanto se fala em novas tecnologias”, conta.

A Inteligência Artificial também é citada quando o assunto é concessão de crédito. Segundo Paulo Braga, da Serasa Experian, ela traz benefícios especialmente em um momento de alto índice de inadimplência como o país vive. “A inadimplência está alta mas o empresário precisa continuar vendendo. Com a IA é possível entender e identificar a quantidade adequada a ser vendida de acordo com as condições do cliente, por exemplo. Tornando as vendas mais seguras”, explica.

O fato é que todos estão vivendo a IA no dia a dia, na vida real. “Ao pegar o celular e dar um comando de voz estamos vivendo a IA na prática. E nas empresas é preciso colocá-la dentro dos processos normais e automatizá-los. Ela permite a otimização de estoque, a análise das vendas, tornando possível entender o comportamento do mercado para a tomada de decisões. Também traz mais produtividade para os negócios”, diz Elói Assis, diretor executivo para Varejo e Distribuição da TOTVS.

ABASTECEBEM –  Hoje em dia os marketplaces precisam entregar um valor diferenciado e é essa a proposta do marketplace do setor. Segundo Guido Carelli, da Infracommerce, o ABASTECEBEM traz um colegiado entre indústria e distribuidores levando o melhor e a maior oferta possível para os varejistas. Dessa forma, eles obtém maior poder de escolha, além de uma melhor experiência de compra. “O ABASTECEBEM foi pensado como uma proposta de valor diferenciada, embarcando em uma jornada junto com as indústrias, oferecendo uma proposta de valor que combine ofertas mais interessantes e a conexão com vários canais”, finaliza.

 

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