O presidente Leonardo Miguel Severini participou do V Fórum Nacional do Comércio, em Brasília, nesta terça-feira (29) a convite do presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, José César da Costa, que também é presidente da Unecs – União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços.
Ao lado do presidente da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamado), Geraldo Defalco, e do senador e da deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF), o presidente da ABAD destacou três pontos importantes em relação à infraestrutura do país. “Vemos problemas na regulamentação das nossas operações, na urbanização das comunidades nos grandes centros e resolução dos problemas que encontramos nos locais mais distantes do país”, afirmou.
A digitalização do comércio trouxe novas questões a processos que pareciam estar dominados pelos empresários. Armazenamento, controle de estoque e velocidade na entrega de produtos voltaram a ser passaram a ser cruciais para o comércio e os serviços. O debate no painel, portanto, se propus encontrar caminhos para desenvolver um ambiente favorável à expansão do comércio no que diz respeito à infraestrutura e logística.
Senador Wellington Fagundes lembrou da importância do aumento do investimento no país e disse que estudos apontam que a necessidade de investimentos em infraestrutura no país é de R$ 339 bilhões por ano até 2039. “O mais importante é que esses recursos também devem ser bem geridos e aí destaco o projeto que regula o lançamento de debentures de infraestrutura para captar investimento nessa área”.
Wellington aproveitou para falar do Setembro Ferroviário, autorização do governo para os investidores que manifestaram interesse em construir e operar ramais de ferrovias. “Esse tipo de ação traz muito mais dinamismo nas concessões ferroviárias no Brasil”, disse. “São inúmeras inovações que vão valorizar um meio de transporte mais seguro, mais barato e com menos impacto ambiental.
A deputada Paula Belmonte afirmou que a discussão sobre infraestrutura não pode caminhar sem levar em conta a questão da educação. “A educação também faz parte do desenvolvimento econômico do país”, disse.
Para o presidente Anamado, Geraldo Defalco, a pandemia afeitou o setor de construção, mas também fez com que os empresários saíssem da zona de conforto. “Primeiro veio o susto e, em um segundo momento, veio a antecipação de cinco anos de desenvolvimento”, contou. “Com relação às demandas de infraestrutura, é preciso dizer que os portos devem ser modernizados e as estradas recuperadas. O país é muito diverso, mas é necessário que haja uma uniformização da nossa infraestrutura. Acho que necessário que haja os investimentos prometidos pelo governo, e eu confio muito no ministro Tarcísio (Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas) para que isso aconteça”, disse.
PLP 05/21
O presidente da ABAD aproveitou a ocasião para perguntar à deputada Paula Belmonte sobre a aprovação do Projeto de Lei 05/2021 que concede ao setor de comércio a prorrogação dos incentivos fiscais de ICMS. A deputada defendeu a prorrogação do benefício, disse que o projeto já está na pauta do plenário e que a aprovação é uma questão de justiça e segurança jurídica (O projeto foi aprovado. Veja REPORTAGEM nesta edição).