O presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini, conduziu na semana passada, 9 de novembro, em São Paulo, o workshop “Rumo a uma nova ABAD”. Trata-se do primeiro de três encontros que serão realizados com o intuito de estabelecer um novo ciclo de atuação da entidade.
Sob a coordenação de Roger Saltiel, da Integration, que desenvolveu o plano de ação em parceria com o professor Nelson Barrizzelli, FIA-USP, e com Felipe Rutkosky, da NielsenIQ. O evento teve a participação da diretoria da ABAD, incluindo presidentes de conselhos; líderes e coordenadores regionais; ex-presidentes e da equipe executiva da ABAD, comandada pelo superintendente executivo, Oscar Attisano.
No ciclo passado, de 2019 a 2023, o Comitê Canal Indireto examinou as tendências e como a digitalização está transformando a dinâmica da cadeia de distribuição. “A ideia nesse primeiro encontro foi fazer um planejamento estratégico. Um momento de introspecção para definir em que a ABAD deve focar nos próximos anos. Sabemos que há muitos temas a serem colocados na mesa: a multicanalidade, a segmentação, o papel dos representantes comerciais, os diferentes modelos de negócios. Por isso, é tão importante se estruturar para entregar ainda mais valor ao associado”, esclareceu Roger Saltiel.
Apoiar de forma efetiva os agentes de distribuição é o grande objetivo da ABAD, segundo Oscar Attisano. “Estamos nos reunindo para entender, diante de tantas mudanças, o que precisamos fazer para melhorar ainda mais os serviços, as atividades e os produtos que desenvolvemos para os associados.”
Nesse primeiro encontro, a principal provocação foi estabelecer “onde queremos chegar”, disse Roger Saltiel. Para isso, para ajudar na reflexão, como pano de fundo, foram feitas apresentações de diferentes temas:
- Desafios do Canal Indireto, Roger Saltiel/Integration.
- Contexto de Mercado, com Felipe Rutkosky/NielsenIQ
- Cenário Macroeconômico e Político, com Prof. Nelson Barrizzelli/FIA-USP e João Henrique Hummel/Action
- Bechmarks de Associações, com Prof. Nelson Barrizzelli/FIA-USP
- Pesquisa com associados da ABAD (NielsenIQ)
No final do encontro, que durou uma manhã inteira, foi aberta a discussão do Plano Estratégico com o objetivo de ouvir os primeiros insights sobre qual deve ser o foco da ABAD nos próximos 5 nos.
A segundo workshop já está marcado para fevereiro. O objetivo será tratar dos pilares de sustentação para identificar o que foi ambicionado e definir qual o caminho deve ser seguido para atingir a meta.
No terceiro e último workshop serão priorizados os projetos a serem levados adiante. Na sequência, durante a Convenção, em 2024, o resultado de trabalho será apresentado aos associados, bem como os projetos que surgiram.