Oscar Attisano, superintendente executivo da ABAD, comandou o Momento Gestão, terceiro painel da edição 2024 do Encontro de Valor. Na ocasião foi oficialmente lançada a UniABAD, primeira universidade dedicada à formação de vendedores com reconhecimento do MEC, com cursos de graduação e pós-graduação. As ações estratégicas da nova ABAD para 2025 também foram brevemente apresentadas.
“Esse é um projeto diferenciado, grandioso não só para a ABAD, mas para outras associações”, declarou Attisano ao chamar, para participar do lançamento da UniABAD, Leonardo Miguel Severini, presidente da Associação; Antônio Alves Cabral, líder regional Nordeste; e Emerson Borges, superintendente-executivo da ASDAB, filiada da ABAD na Bahia.
A UniABAD busca ressignificar a profissão para que os trabalhadores do setor tenham um diploma de curso superior, abrindo uma janela de oportunidade para futuras outras formações. Para o setor, traz diversos benefícios como profissionalização da força de trabalho, padronização e melhoria na qualidade dos serviços prestados, atração e retenção de talentos e aumento da competitividade entre as empresas.
“Estamos diante de um momento ímpar onde conseguimos um curso superior com chancela do MEC”, disse Cabral. Segundo ele, a ideia nasceu com o intuito de entregar uma formação para todo o ecossistema. “Conseguimos a aprovação deste curso superior em vendas que será realizado em dois anos, de forma tecnológica, para aquele vendedor que não tem tempo e precisa conciliar os estudos com a carga de trabalho”, completou. Para que o projeto fosse nacional, foi abraçado pela ABAD.
A princípio foram liberadas, pelo MEC, duas mil vagas, mas em breve esse número deve ser ampliado para atender mais vendedores de todo o país. “Temos essas duas mil vagas, mas, quem sabe, para o próximo ano, conseguimos liberar 30 mil, sendo mil por afiliada?”, especulou Cabral.
“Tenho certeza que será um sucesso”, finalizou Severini enfatizando que a Associação focará seus esforços na comunicação correta para que a novidade chegue a todos.
Outros projetos
“Temos ótimo relacionamento com a indústria, com nossos associados e atacadistas e distribuidores. Mas, ao longo deste ano de 2024, trabalhamos em três encontros para fortalecer ainda mais essa integração”, declarou Attisano. Segundo o executivo, a realização desses workshops – fundamentados em seis pilares – foi a solução para que a entidade atendesse ao desejo de aprimorar o relacionamento com a indústria, ajudando-a na relação dela com os agentes de distribuição de todo o país e na capacitação desses agentes.
Veja as fotos no Flickr e reveja o evento no canal da ABAD, no Youtube: