Mais uma vez, a ABAD esteve presente no maior evento de varejo do mundo. A NRF 2023: Retail’s Big Show, realizada de 15 a 17 de janeiro, em Nova York (EUA), teve mais de 175 palestras, 350 speakers e 1000 expositores. O presidente Leonardo Miguel Severini participou da NRF, integrando a comitiva da BTR Varese, que foi liderada pelos consultores Eduardo Terra e Alberto Serrentino. Ditando tendências e compartilhando boas práticas para diversos segmentos, a 113ª edição do evento teve como foco a retomada e o avanço do varejo.
“Diferentemente do ano passado, quando o metaverso ganhou os holofotes, nesse ano, houve um resgate da tecnologia como instrumento para facilitar a vida das empresas – solucionando problemas com perdas, inventários, perecibilidade e troca de informações para gerar mais resultado – e, principalmente, das pessoas. Não apenas o cliente do varejo, mas também o colaborador, de maneira a integrá-lo e fazê-lo repensar o propósito da empresa”, disse o presidente.
Segundo ele, outro aspecto relevante em debate foi a maneira como os bancos estão repensando a forma de financiar as empresas diante de tantos desafios, como guerra, crise mundial de abastecimento e pandemia. “Há, por parte das empresas, uma preocupação maior com o fluxo de caixa, pois a inflação e as altas taxas de juros tornou o crédito mais caro. Portanto, é preciso um controle mais rigoroso para não depender dos financiamentos”, complementou.
“Não quer dizer que o metaverso ficou de lado, e nem que ele não vá acontecer, porém, como toda novidade, leva tempo para amadurecer”, enfatizou Eduardo Terra, consultor da BTR-Varese, no Seminário Pós-NRF, realizado na quarta-feira, dia 18 de janeiro, no Harvard Club, em Nova York. Terra destacou entre os principais insights pós-evento o novo momento do varejo. Segundo ele, “estamos vivendo um momento mais tático, de curto prazo e felizmente com menos incertezas. Portanto, é hora de olhar para o básico”. A BTR Varese também compilou outros insghts, como a nova jornada do colaborador, tecnologias emergentes, Inteligência artificial, Web.3, Comércio eletrônico 3 D e Retail Midia, entre outros. A próxima edição da Revista Distribuição trará uma reportagem completa sobre a NRF 2023.
Harvard
Convidado pela própria BTR e pelo presidente da Abras, João Galassi, o presidente Leonardo também fez uma breve explanação sobre o setor atacadista distribuidor brasileiro à comitiva integrada por representantes de grandes indústrias e empresários de diversos elos da cadeia de abastecimento. Veja o vídeo com o recorte da fala do presidente da ABAD: