A ABAD participou no dia 24 de outubro da cerimônia de abertura do VI Fórum Nacional do Comércio, promovido pela CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, em Brasília, DF. O evento, que contou com a ilustre presença do vice-presidente da República e Ministro do Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, reúne lideranças do Varejo e autoridades públicas para discutir propostas de avanço para o setor de Comércio e Serviços. Cerca de mil pessoas acompanham presencialmente a programação do encontro.
O presidente da CNDL, José César da Costa, abriu seu discurso falando sobre as guerras que estão acontecendo em várias partes do mundo, ceifando a vida de milhares de pessoas, entre elas crianças e idosos. “Expressamos nosso desejo sincero e fraternal de que a paz possa ser restabelecida, e que as vidas dos povos possam ser preservadas com dignidade e justiça”, disse Costa, em nome de todo o Sistema CNDL.
O dirigente lojista destacou ainda que a CNDL é a principal representante do setor de Comércio e Serviços, com 500 mil empresas associadas de diferentes ramos de atividades e mais de 1,4 milhão de pontos de vendas, que juntas representam mais de 9% do PIB brasileiro e 17% do PIB do setor, gera 7 milhões de empregos diretos e relaciona-se com 180 milhões de brasileiros.
O superintendente executivo da ABAD, Oscar Attisano, representou o presidente Leonardo Miguel Severini, na solenidade de abertura, no dia 24. No dia 25, o presidente Leonardo acompanhou o painel com a presença de parlamentares da FCS – Frente Parlamentar de Comércio e Serviços.
Homenageado
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, recebeu o troféu da Deusa da Fortuna, a maior honraria da CNDL, entregue a empresas e personalidades políticas e empresariais que mais contribuíram para o bom funcionamento do comércio brasileiro. Alckmin, que comanda o Ministério do Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), se destacou por sua atuação pelo desenvolvimento do setor.
“Estou muito feliz e honrado com esta distinção. Esta homenagem alegra o meu coração e aumenta a minha responsabilidade com o fortalecimento e a geração de emprego, renda, empreendedorismo e o desenvolvimento brasileiro”, disse o vice-presidente da República.
Alckmin falou sobre potencial do Brasil – nona economia do mundo, segundo Fundo Monetário Internacional –, com um território continental rico em recursos naturais e humanos. Também tratou sobre a Reforma Tributária, e afirmou que a criação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) pode fazer o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro crescer 12%, em 15 anos.
*Com informações da Assessoria de Comunicação da CNDL