O presidente Emerson Destro participou na semana passada da nona edição da conferência Brasil em Código, promovida pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, em São Paulo. Sob o tema “It’s a Match”, o encontro tratou de tendências na era digital, neurociência aplicada à decisão de compra, indústria 4.0 e o avanço das startups. Os temas mostraram que a sinergia entre empresas e tecnologia é fundamental para a inovação e causa impacto direto no desenvolvimento econômico e social. “Com um clima organizacional que une inovação e pessoas, fica mais fácil entender os clientes e desenvolver os produtos e serviços para conquistá-los”, disse João Carlos de Oliveira, presidente da GS1 Brasil, para uma plateia de aproximadamente 500 executivos, dirigentes e gestores das maiores empresas do país.
Em seu discurso de abertura, João Carlos fez um agradecimento à ABAD, em especial ao presidente Emerson Destro, pelo empenho em encontrar as melhores soluções em automação dos processos no setor atacadista distribuidor. “A GS1 é um grande parceiro do setor. Temos imenso prazer em prestigiá-los, aproveitando o momento para absorver uma programação riquíssima, que amplia os nossos horizontes”, afirmou Destro, que prestigiou o evento.
A palestra de Nathalie Brähler, diretora da Creative Business University, na Holanda, foi um dos pontos altos da conferência. Nathalie é especialista em conectar o “futuro próximo” ao “aqui e agora”, além de explorar novos ecossistemas de transformação no mundo dos negócios.
Já a vice-presidente de Global Public Policy da GS1, Elizabeth Board, apresentou o projeto global Verified by GS1, a ser implantado pela entidade nos países em que atua e que prevê avanços e novas compatibilizações na identificação de produtos. O Brasil e a Índia serão os primeiros países do mundo a oferecerem esse serviço de dados da GS1.
Hoje, os dados são ativos estratégicos das empresas. Por isso, é importante ter um cadastro qualificado de produtos, que garanta agilidade, segurança e eficácia para toda a cadeia produtiva, conectando indústria, atacado, varejo e consumidor. Os desafios de unificar os processos físicos e digitais, segundo ela, exigem cada vez mais padronização e controle.
O secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC, Paulo César Rezende de Carvalho Alvim, que também participou do evento, disse que “a prática de induzir processos de inovação representa um processo da construção”. Segundo ele, seria essa a grande diferença de inovar, lembrando a presença de startups na conferência.
As apresentações de casos de sucesso ficaram sob responsabilidade de:
- João Paulo Pacífico, fundador do Grupo Gaia – “Match entre pessoas na Era Digital”;
- o vice-presidente de vendas da P&G, André Felicissimo, e o head de Marketing do Supermercado Pague Menos, Diego Cicconato, dividiram o palco para apresentar o case “Neurociência aplicada com consumidor nas gôndolas do varejo”;
- “Indústria 4.0 e Interação homem-máquina” foi o case apresentado por Daniel Diniz, head de Marketing da ABB, em parceria com Giovanni Cairo, gerente de Engenharia de Manufatura da Electrolux;
- Elisa Carlos Pereira, gerente de inovação da ABDI, e Carlos Camargo, gerente de Novos Negócios da 3M, apresentaram o case “Match indústrias e startups para gerar inovação”;
- Monique Cantu, líder de pesquisa e desenvolvimento de perfumes de O Boticário, e Isaac Sinclair, perfumista na Symrise, mostrarram a “Produção de perfumes com Inteligência Artificial”;
- Por fim, Tim Lucas, líder de Negócio da Hyper Island e PhD em Antropologia, discorreu sobre o tema inovação.
Também estiveram presentes no evento o vice-presidente da ABAD, Juliano Faria Souto, o presidente do Conselho Fiscal, Carlos Eduardo Severini, o presidente do Sincades – Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Espírito Santo, Idalberto Luiz Moro, e o executivo da filiada, Cezar Wagner Pinto. Além do diretor de Relacionamento Comercial e Marketing, Rogério Oliva, e do executivo de Relacionamento, Renato Bianco.