AbasteceBem.com.br é o nome do Marketplace do atacado distribuidor

O presidente Leonardo Miguel Severini participou de coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira, 9 de agosto, transmitindo direto da ABAD 2021 ATIBAIA – 40ª CONVENÇÃO ANUAL DO CANAL INDIRETO. Os jornalistas tiveram acesso pela sala do Zoom. Na ocasião, o presidente apresentou o novo canal digital de vendas do setor atacadista e distribuidor, o Abastecebem.com.br. O espaço comercial, de domínio da entidade, nasce em sintonia com o processo mundial de digitalização e com o objetivo de abrigar empresas de pequeno, médio e grande porte.

O projeto tem a parceria tecnológica da Infracommerce, eleita como a melhor empresa de serviços para e-commerce do Brasil, e foi iniciado em 2020 por um comitê coordenado pelos consultores Eduardo Terra e German Quiroga, que participaram do processo desde o início até a escolha do parceiro. O principal objetivo do novo canal de vendas é promover os negócios de forma inteligente, criando um espaço comercial eficiente e justo, no qual as empresas formem uma verdadeira rede colaborativa de negócios, usando tecnologia de ponta, como inteligência artificial, cloud computing e machine learning.

“Nosso objetivo é criar um ambiente B2B democrático, amigável e com regras claras, para construir uma relação ganha-ganha e também auxiliar e empoderar o pequeno e médio varejo, cliente do setor. Quanto mais atacadistas participarem, melhor será o desenvolvimento da ferramenta e mais vendas vão acontecer. Isso dará mais retorno ao parceiro tecnológico, fazendo com que ele invista ainda mais no espaço. É um círculo virtuoso. Quanto mais gente, melhor”, esclarece o presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini.

Pesquisa realizada em 2020 pelo Comitê Marketplace da ABAD mostrou que 31,97% dos empresários já utilizam o e-commerce em seus negócios, e 19,67% estão em processo de construção. Um grande percentual, contudo, 48,36%, ainda não tem o recurso. Entre os 31,97% que já atuam com o e-commerce, apenas 33% deste total, estão em um sistema colaborativo de vendas, o marketplace.

Para Kai Phillip Schoppen, fundador e CEO da Infracommerce, a parceria representa um importante passo para o mercado. “A Infracommerce acredita que digitalizar o mercado B2B, trazendo um ecossistema com tecnologia de ponta, levará benefícios para todas as pontas da cadeia. Para o atacadista e distribuidor traz a oportunidade de ampliar seus canais de venda e potencializar os resultados e para o pequeno e médio varejista dará a oportunidade de se reabastecer em uma experiência 100% digital e personalizada”, enfatiza Kai. “Ter a ABAD como parceira neste projeto é uma enorme satisfação. Vamos trabalhar duro para superar as expectativas e levar para esse público uma experiência de excelência e qualidade, entregando as melhores soluções para os clientes neste processo de digitalização”, conclui.

A expectativa é que o “go live” (primeira transação na plataforma) aconteça ainda este ano, quando projetamos já contar com a participação de 50 empresas do setor. A taxa de adesão será cerca de 4 vezes mais baixa do que as praticadas atualmente no mercado, algo entre 2% a 3%, para manter o custo operacional do sistema.

 Haverá um espaço na Convenção para que os atacadistas possam tirar as suas dúvidas. Os interessados devem entrar em contato com a ABAD ou Infracommerce para saber mais detalhes.

Banco de Dados

Leonardo Miguel Severini também anunciou a parceria com a Neogrid para a criação de um novo Banco de Dados do setor, que disponibilizará indicadores de mercado e informações relevantes e estratégicas para as empresas do setor.

A pesquisa mensal do Banco de Dados ABAD, interrompida em março, era realizada desde 1995 com um grupo representativo de empresas atacadistas e distribuidoras de todo o país, produzindo um conjunto de informações mercadológicas, incluindo o desempenho do setor em relação ao faturamento.

“O problema é que a apuração dos dados era demorada e acabava chegando defasada para análise. Com a evolução do mercado, é fundamental refinar os dados para que o estudo continuasse a prestar um bom serviço às empresas. A Neogrid, além de utilizar tecnologias avançadas, já possui vasto relacionamento com a indústria e o varejo, faltava fechar esse ciclo incluindo o papel do canal indireto através dos agentes de distribuição. Portanto, agora, vamos evoluir na negociação e alinhar os interesses das partes para estruturar uma base de dados robusta com informações relevantes e estratégicas em tempo real”, complementa o presidente da ABAD.

Para o CEO da Neogrid, Eduardo Ragasol, que participou da coletiva virtualmente, a parceria com a ABAD é uma oportunidade para conectar ainda mais o setor, criando uma rede para realizar parcerias, análises e estratégias de desenvolvimento. “Os possíveis impactos do que antes eram tratados como inesperados na cadeia de suprimentos, atualmente precisam ser considerados como prováveis. O banco de dados torna as decisões mais efetivas, impactando de maneira positiva os aspectos estratégicos, táticos e operacionais das organizações”.

Um acordo de cooperação técnica, com termos de confidencialidade, está sendo discutido entre a ABAD e a Neogrid para garantir a viabilidade do projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos da doença na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Acesse:

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos do Covid-19 na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Clique na animação para vizualizar: