ABRAS debate a nova economia em Convenção

O presidente Leonardo Miguel Severini participou da Convenção ABRAS 2022, que aconteceu em Campinas (SP), nos dias 19 e 20 de setembro. A “Nova Economia” foi o tema central do evento, que teve a presença de cerca de 900 supermercadistas, conduzidos pelo presidente da entidade, João Galassi. Participaram da cerimônia de abertura o Prefeito de Campinas, Dário Saadi, e os deputados federais Alexis Fonteyne, Domingos Sávio e Marco Bertaiolli. A programação teve também palestrantes internacionais, como Sajal Kohli e Gerd Leonhard, e sabatina com dois dos candidatos à Presidência da República: Ciro Gomes e Jair Bolsonaro. O presidente Leonardo esteve no evento acompanhado do diretor de Relacionamento Comercial e Marketing da ABAD, Rogério Oliva. Também estiveram presentes membros da Unecs – União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços.

João Galassi abriu o evento com positividade e transmitindo a força da ABRAS ao setor. Depois da solenidade de abertura, foi a vez do empresário Abílio Diniz dar o seu recado. Emotivo, pois seu filho João Paulo, falecido recentemente faria aniversário na mesma data da abertura da Convenção ABRAS, Abílio revelou que tem muito orgulho de ser supermercadista. Disse também que temos de ser “mais carinhosos ao olhar para o Brasil”, pois apesar de muitos percalços, entre eles a pandemia, entramos em 2021 e conseguimos crescer e temos perspectiva de crescer até 3% em 2022.

Tendências

Na sequência, na abertura do painel sobre Tendências Globais do Varejo Alimentar, Sajal Kohli, líder Global de Varejo e Bens de consumo da McKinsey, afirmou que todas as métricas de supermercado vão mudar. “Se vocês ainda não estão sentindo isso, não se preocupem, pois ainda vão sentir”, disse. Já Gerd Leonhard, CEO The Futures Agency GmbH, que fez a última palestra do primeiro dia da Convenção, afirmou que os millenials que têm entre 25 a 40 anos querem ver um futuro diferente, holístico e não rico.

Presidenciáveis

Os candidatos à presidência da República Ciro Gomes (PDT) e Jair Bolsonaro (PL) participaram da sabatina e deram os seus recados. Ciro, que esteve presencialmente no evento, afirmou que quer recolocar o Brasil na trilha do crescimento econômico. Segundo ele, é fundamental criar um novo modelo econômico. O atual em vigor, desde a retomada da democracia, está provado que não deu certo.

Falando diretamente de Nova York, após discursar na ONU – Organização das Nações Unidas – o presidente Jair Bolsonaro, reforçou que o Brasil segue em uma onda positiva de crescimento do PIB, fato que se contrapõe às grandes nações de primeiro mundo. Afirmou que vai relançar o Ministério do Comércio, Indústria e Serviços a pedido do setor e que a pasta será administrada por um especialista indicado pela categoria.

Economia

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, que também participou virtualmente do evento, disse que o Brasil vai ter superavit nos 3 níveis de governo e lembrou que isso não acontecia antes. Para ele, o país tem muito a crescer na próxima década por ser a grande fronteira de energia renovável do mundo. “Nossa democracia é resiliente e apesar disso somos apedrejados e criticados. Somos uma grande nação!”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos da doença na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Acesse:

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos do Covid-19 na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Clique na animação para vizualizar: