O presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini, prestigiou a Abras’24 – Food Retail Future, realizada entre 15 e 17 de setembro em Campinas, no interior de São Paulo, evento que reuniu mais de 1.200 convidados para debates sobre o futuro e a estratégia do varejo alimentar brasileiro. Sob o tema The Consumer Life Challenge – Melhorando a vida do consumidor, a programação envolveu a agenda empresarial, além de assuntos institucionais, políticos e econômicos.
Em seu discurso de abertura, o presidente da Abras, João Galassi, disse que “o futuro do varejo alimentar no Brasil depende da nossa capacidade de inovar e de atender às necessidades dos consumidores de forma próxima, eficaz e sustentável. Com a ABRAS’24 food retail future, queremos inspirar e orientar o setor para que possamos juntos mergulhar na vida dos consumidores e definir as novas fronteiras do varejo alimentar no Brasil.”
Entre as autoridades presentes, estiveram nomes de peso como o Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; os senadores Efraim Filho, presidente da Frente Parlamentar de Comércio e Serviços no Senado, Angelo Coronel, membro do GT da Reforma Tributária da CAE e membro titular da CCJ, e Izalci Lucas, coordenador do GT da Reforma Tributária da CAE; os deputados Joaquim Passarinho, presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e membro do GT da Reforma Tributária na Câmara, Domingos Sávio, presidente da Frente Parlamentar de Comércio e Serviços na Câmara, e Luiz Gastão, vice-presidente da Frente Parlamentar de Comércio e Serviços na Câmara e membro do GT da Reforma Tributária na Câmara.
Para palestrar sobre marketing, a entidade convidou Philip Kotler, professor da Kellogg School of Management da Northwestern University, que abordou como as estratégias de marketing podem otimizar o varejo alimentar; Giuseppe Stigliano, especialista em marketing, que colocou o entusiasmo e paixão no varejo como dois requisitos tão importantes quanto a tecnologia; Dymfke Kuijpers, sócia-sênior e líder global de varejo da McKinsey & Co, , que afirmou que o varejo presenciou nos últimos 5 anos mais transformações do que nos 25 anos anteriores; e Jorge Rujana, líder de produtos de consumo para as Américas da Bain & Co., que sentenciou que o setor supermercadista está próximo de passar por transformações profundas.
Sob as cores vermelha e azul, o show de encerramento trouxe toda a magia e a riqueza do Festival Folclórico de Parintins. Com mais de 45 pessoas reunidas, a delegação amazonense fez um espetáculo que refletiu a energia e o envolvimento do varejo alimentar brasileiro para encantar seus clientes todos os dias.
Também prestigiaram o evento o superintendente executivo da ABAD, Oscar Attisano, a diretora de Comunicação, Marketing e Conteúdo, Ana Paula Alencar, o diretor de Relacionamento Comercial e Novos Negócios, Rogério Oliva, e equipe.
*Com informações da Assessoria de Comunicação da ABRAS.