Representantes da indústria debatem com o setor estratégias para desenvolver pequeno e médio varejo

A primeira edição de 2025 do Almoço do Presidente com a Indústria foi realizada na quarta-feira, 26 de março, no Hotel Unique, em São Paulo (SP). Promovido semestralmente pela ABAD, o encontro tem como objetivo fortalecer o diálogo entre a distribuição e a indústria, abordando os desafios do setor em um ambiente mais informal e colaborativo.

A abertura foi conduzida pelo superintendente executivo da ABAD, Oscar Attisano, que destacou a importância do evento: “Esse é um encontro informal para podermos, juntos, analisar o presente e melhorar o futuro”. Em seguida, os participantes se apresentaram e iniciaram um debate focado no fortalecimento do pequeno e médio varejo, na transformação digital e na capacitação da força de trabalho.

A força do Canal Indireto

À frente da condução do encontro, o presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini, reforçou o compromisso da entidade com o desenvolvimento do setor. “A ABAD é convívio, ecossistema e fortalecimento do pequeno e médio varejo. Estamos trabalhando diversas iniciativas para impulsionar esse segmento, pois esse é o nosso propósito”, afirmou.

O debate evidenciou um dos principais desafios da indústria: atingir o pequeno e médio varejo por meio do Canal Indireto. Para muitas fabricantes, essa estratégia se torna essencial para ampliar sua presença no mercado.

Alonso Bee, vice-presidente comercial da Kraft Heinz, destacou a relevância dessa parceria: “O Canal Indireto representa um relacionamento de longo prazo e uma conexão estratégica com o cliente final. A indústria não sobrevive sem a distribuição, assim como a distribuição não sobrevive sem a indústria”.

Pequeno varejo e o desafio da modernização

Para ampliar o acesso aos milhares de pequenos varejistas do país, é essencial compreender suas particularidades. O 1º vice-presidente da ABAD, Juscelino Franklin de Freitas Jr., da Eldorado Distribuidora, comparou o varejo alimentar com o setor farmacêutico:

“O segmento de farma está se tornando cada vez mais um canal de conveniência, com um mindset mais aberto a novas propostas. Já o pequeno varejo alimentar tem características diferentes, exigindo um olhar mais atento e estratégias específicas”, explicou.

O desafio da capacitação e digitalização também foi destacado por Alexandro Segala, vice-presidente da ABAD, da Distribuidora Segala´s, que ressaltou que o pequeno varejista ainda enfrenta barreiras para a modernização, mas há avanços. “Estamos observando uma evolução nesse perfil. Muitos clientes estão crescendo em faturamento, diversificando o mix de produtos e se estruturando financeiramente. Esse movimento é ainda mais evidente onde há sucessão familiar, com filhos assumindo o comando e trazendo novas ideias para o negócio”, apontou.

O presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini, complementou a visão sobre a necessidade de digitalização: “O pequeno varejo tradicional ainda é, em grande parte, operado pelo próprio dono e sua família. Quando perceberem os benefícios da tecnologia e da capacitação, o setor dará um salto significativo”.

Tecnologia e eficiência na distribuição

A digitalização do pequeno varejo também é uma prioridade para a indústria. Cristiane Shyton, diretora de Vendas da L’Oréal, destacou como a tecnologia pode otimizar esse processo:

“A digitalização nos permitirá chegar ao varejo tradicional de maneira mais eficiente. Muitas vezes, a mensagem que queremos transmitir se perde ao longo da cadeia. Mas sabemos que esses empresários já utilizam canais digitais para consumo pessoal, e é questão de tempo para que passem a adotar essas ferramentas para seus negócios”, avaliou.

Encerrando o encontro, Luciana de Costa Dal Berto, da Disdal Distribuidora, reforçou a importância do pequeno varejo para a economia nacional: “Esses empreendedores são fundamentais para o país, pois geram empregos e movimentam a economia local. Nosso papel é ajudá-los a crescer e se desenvolver de forma sustentável”, concluiu.

Convidados

Estiveram presentes no evento pela indústria: Flávio Vinte e Luiza Marques, da Bees; Bruno Lorenção e Rodrigo Jordão, da Danone; Rodrigo Ribeiro, Cristiane Shyton e Marcelo Ponce, da L´ORÉAL do Brasil; Alonso Bee e Alexandre Tripi, da Kraft Heinz; e Marcelo Spacca, Jonas Lopes e Celso Blanco, da Ontex. Pela ABAD, além do presidente Leonardo Miguel Severini, representando o Atacado Vila Nova, estiveram os vice-presidentes: Juscelino Franklin de Freitas, do DEC Eldorado; Luciana de Costa Dal Berto, da Disdal Distribuidora; Geam Gomes de Freitas, do Grupo Preço Baixo; José do Egito Frota Lopes Filho, da Jutujé Distribuidora; e Alexandro Segala, da Segala´s Distribuidora. O superintendente executivo da ABAD, Oscar Attisano, também esteve presente, acompanhado do staff da ABAD.

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