XP e Tourinho de Ouro falam dos desafios econômicos no Brasil e no mundo

Todos os anos, a Convenção Nacional e Anual do Canal Indireto traz economistas para apresentar a atual conjuntura do país e como as movimentações tanto no cenário brasileiro quanto no internacional podem impactar o atacadista distribuidor. Na 43ª edição do evento, os convidados foram Pablo Spyer, comentarista econômico da Jovem Pan, e Rafael Furlanetti, da XP Investimentos.

Em um painel que também contou com a presença de Leonardo Miguel Severini e Juliano Faria Souto, respectivamente presidente e 1º vice-presidente da ABAD, os especialistas enfatizaram alguns dos principais pontos que despertam atenção (e preocupação): crescimento fraco dos países, inflação global em pico, juros que devem começar a cair em todo o mundo, riscos geopolíticos aumentando e eleições diversas nas grandes potências globais.

“O crescimento dos países, de forma geral, ainda é muito fraco. O mundo vem crescendo menos do que poderia, mas de fuma forma melhor do que imaginávamos no começo deste ano”, disse Spyer, conhecido como Tourinho de Ouro.

Mesmo com essa percepção de desaceleração global, os Estados Unidos surpreendem pelos feitos pós pandemia. Segundo Furlanetti, em dois anos após a crise do novo coronavírus, os norte-americanos injetaram, na economia, um montante de dinheiro similar ao que foi injetado ao longo de oito anos na crise de 2008. “Frear a economia americana é como frear uma carreta carregada na BR em um dia chuvoso”, brincou ao comentar que juro alto e economia crescente é um feito nunca visto.

Sobre os conflitos geopolíticos, os especialistas pediram especial atenção ao ataque dos rebeldes Houthis às empresas de navegação, o que pode sinalizar o início de um conflito maior, à guerra entre Israel e Hamas que ameaça se espalhar pelo Oriente Médio, e ao sucesso de Putin, que pode encorajar outros países a invadirem seus vizinhos.

Eleições e seus impactos

O Brasil está prestes a vivenciar mais um período eleitoral, dessa vez para eleger as lideranças municipais. Porém, existem outras eleições globais que estão movimentando a economia e podem afetar também os mercados brasileiros.

“Na Europa, a extrema direita francesa é contra o Euro e em breve teremos essas definições. Nos Estados Unidos, em 15 dias teremos a possível revanche entre Donald Trump e Joe Biden. Isso sem falar nas eleições para o congresso americano”, pontuou Spyer que vislumbra uma possível vitória de Trump visto que naqueles estados que não são previamente definidos como democratas ou republicanos, surge uma tendência maior da vitória do republicano.

Foto boa, filme preocupante

Para descrever o atual cenário econômico, Furlanetti usou uma frase interessante: “a foto da economia é boa, mas o filme é preocupante”. O que o especialista quis dizer é que há uma série de frustrações na busca de receita no Brasil que podem impactar de forma negativa o cenário econômico no decorrer dos próximos meses. “A agenda a ser perseguida deve ser a de eficiência da máquina pública, o que é difícil de imaginarmos em um governo federal comandado pela esquerda”, explicou.

Sobre o Rio Grande do Sul, que vive situação de calamidade após as enchentes ocorridas na região no final de abril, Spyer trouxe uma resposta: “os grandes bancos não estão vendo impactos no PIB, na economia e na inflação em decorrência das cheias em território gaúcho”, pontuou.

O debate sobre economia encerrou a agenda de painéis do segundo dia da Convenção ABAD 2024 ATIBAIA, cuja programação segue até a manhã de quarta-feira, dia 19.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos da doença na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Acesse:

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos do Covid-19 na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Clique na animação para vizualizar: