Um levantamento inédito com quase 2 mil colaboradores do setor mostra como está a relação do desempenho das empresas com o capital humano, social, ambiental e financeiro do atacado distribuidor. Realizado em parceria com a Economics of Mutuality Solutions – EoM, com patrocínio da indústria de bens de consumo MARS, o estudo foi apresentando na Coletiva de Imprensa da 41ª Convenção Anual do Canal Indireto – ABAD 2022 ATIBAIA, realizada na manhã do dia 6 de junho. O levantamento tem como objetivo co-criar valor dentro do ecossistema, com oportunidades de crescimento coletivo que beneficie as empresas do setor, seus colaboradores, fornecedores e parceiros.
Alguns dos dados levantados chamam a atenção: 73% dos respondentes da pesquisa dizem que indicariam seu trabalho a outras pessoas, deixando claro que veem seu trabalho de maneira positiva; 75% desejam aprender novas habilidades e melhorar a educação, externando clara demanda por capacitação; num exemplo de confiança na solidez do setor e desejo de evoluir junto com o negócio, 81% acreditam que a empresa onde trabalham crescerá nos próximos três anos e 79% têm expectativa de que sua própria renda também cresça.
Apesar da expectativa futura positiva, apenas 38% se dizem altamente satisfeitos com a sua renda atual. E somente 30% sentem que as empresas estão adotando ações sustentáveis. E 78% dos respondentes gostariam que suas empresas aumentassem os esforços de sustentabilidade.
“Por acreditarmos que o futuro dos negócios e o atingimento de resultados no longo prazo está intimamente ligado à sustentabilidade, nosso propósito é envolver o setor com essa questão, abrangendo os quatro pilares da pesquisa: capital humano, social, financeiro e ambiental. Esta pesquisa é um primeiro passo nesse sentido, e a partir dela vamos aprofundar nossa compreensão acerca desses temas”, explica o presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini, que teve o apoio do vice-presidente José Luis Turmina na coordenação da pesquisa.
“Esta é basicamente uma pesquisa de satisfação, perspectivas e confiança. Seu objetivo é identificar, a partir da percepção dos colaboradores do setor atacadista e distribuidor, quais são os drivers, isto é, os elementos motivadores que fazem com que, na ponta, as pessoas sejam mais felizes e tenham um desempenho melhor nas empresas. E, a partir daí, propor melhorias”, diz Marcus Souza, diretor de Vendas e Marketing da MARS.
“O objetivo dos negócios é produzir soluções rentáveis para os problemas das pessoas e do planeta, não lucrar com a criação de problemas para as pessoas e o planeta. Esse é o propósito da existência de uma empresa que realmente importa”, diz Tereza Valentova, líder de Projeto da EoM.
Para o EoM, segundo Tereza, os modelos econômicos atuais, que por anos têm trazido lucro e permitido o crescimento das empresas, vêm aos poucos mostrando sinais de exaustão. Para que lucros e oportunidades continuem surgindo, é preciso que novas variáveis sejam levadas em consideração, de modo a tornar as atividades sustentáveis no longo prazo. Dessa forma, sustentabilidade é uma palavra-chave para os negócios de hoje. E ser sustentável significa criar valor e trazer benefícios não só para as empresas, mas para toda a sociedade.
Principais insights
Alguns dos principais insights obtidos a partir dos dados levantados (áreas de oportunidade) são:
- Demanda por oportunidades de aprendizado e desenvolvimento de habilidades para funcionários de empresas distribuidoras (capital humano)
- Ações de sustentabilidade em prol do meio ambiente são bem-vistas por larga maioria (capital natural)
- A adoção de vendas online por parte das empresas atacadistas e distribuidoras é relevante para melhorar seu desempenho econômico (capital financeiro compartilhado)
- A confiança (capital social) é um importante motor do desempenho econômico e da satisfação no trabalho, de modo que esforços colaborativos entre o setor e a indústria podem construir relações mais profundas entre as partes interessadas e criar valor mútuo em todo o ecossistema.
Metodologia
A pesquisa foi realizada nos meses de dezembro de 2021 e janeiro de 2022, com a participação de quase 2.000 respondentes, funcionários de empresas atacadistas e distribuidoras de vários pontos do país, sendo a maioria deles das áreas de vendas (26,8%) e logística (14,4%), correspondendo em conjunto por mais de 40% do total.
Perfil dos participantes: 65% do sexo masculino e 33% do sexo feminino, majoritariamente com idades entre 30 e 50 anos (59%) e não ocupantes de cargos gerenciais (78%).
Por meio de questionário, a pesquisa procurou medir a percepção dos participantes acerca dos quatro pilares (ou capitais) da sustentabilidade:
- Humano: saúde, conhecimento, bem-estar e nível de satisfação pessoal e profissional
- Social: níveis de confiança e a quantidade e qualidade das relações/conexões dentro e fora da empresa
- Natural: iniciativas voltadas ao consumo consciente de recursos e preservação do ambiente
- Financeiro compartilhado: desempenho econômico
A metodologia permite entender os impulsionadores do desempenho econômico do setor, possibilitando identificar ações específicas para melhorar o bem-estar dos funcionários e saber onde concentrar investimentos para ampliar o potencial do ecossistema.
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