Com avanço mais rápido do que a capacidade de absorção, tecnologia impacta o setor

O painel de tecnologia da 6ª Convenção Nacional do Grupo ABAD Jovens e Sucessores trouxe especialistas para debater como a tecnologia está impactando o setor e quais os desafios enfrentados pelos stakeholders. Moderada por Mariana Saviatto, diretora do GAJS, a discussão recebeu Fernando Inácio da Costa, head de Inovação e Digital do Grupo Vila Nova; Heloisa Glad, vice-presidente Comercial e Managing Director da Kenvue; e Paulo Angerami, CEO da Zeta Dados.

Um dos pontos de convergência de opiniões no debate diz respeito à velocidade com que a tecnologia avança, porém nem sempre os setores estão aptos a acompanhar essa agilidade. Reconhecer essa realidade é fundamental para que “a carroça não seja posta na frente dos bois”.

“Observamos que muitas indústrias ainda não estão prontas para absorver o avanço tecnológico, pois o básico não está bem feito. Há uma armadilha de querer passar por cima do essencial para buscar a sofisticação”, comenta Heloísa.

Esse apontamento também fica claro na visão de Angerami quando ele avalia o uso de dados no mercado todo. “Em 2025 teremos cerca de 175 zettabytes de dados disponíveis. Mas temos de entender que, hoje, só usamos 10% das informações que temos na mão. É como ter uma Ferrari e não aproveitar todo o seu potencial”, exemplifica.

Durante o painel, foi derrubada, também, uma teoria que ainda circula quando o assunto é a substituição do trabalho humano por tecnologia. Para Costa, é justamente o oposto. “Quando a gente entra no mundo da tecnologia no varejo, começa a ver que é muito complexo e que cada vez mais dependemos de pessoas e de processos adequados”, disse.

Impactos tecnológicos

Costa menciona, também, como a transformação digital muda o dia a dia dos supermercados, principalmente para atender às necessidades de personalização dos consumidores que buscam cada vez mais experiências melhores em suas compras. “O cliente, por exemplo, quer evitar filas principalmente na hora do pagamento e aprecia a personalização das vitrines digitais que entregam justamente o que ele precisa de forma cada vez mais assertiva”.

Outra consequência do avanço high tech nesse mercado está na melhoria da produtividade. Para Angerami, existe uma série de ferramentas e tecnologias básicas transformando o setor ao mudar processos de distribuição nas áreas de gestão de estoque, prospecção e cadastro de clientes, crédito e cobrança, comercial, logística e gestão de pessoas. “Temos de pensar no curto prazo, pois há soluções já disponíveis e muito trabalho a ser feito”, finalizou.

Outro que tem sua rotina bastante alterada é o vendedor, como esclarece Heloísa ao mencionar o papel desse profissional em um mercado mutante. “Precisamos usar a tecnologia para facilitar o trabalho do vendedor, permitindo um planejamento melhor e um acompanhamento mais próximo das suas atividades”, disse.

Para encerrar a apresentação, Mariana falou sobre a responsabilidade dos agentes de distribuição diante desse cenário: “Eles ficam no meio de tanta tecnologia tendo de absorver as novidades das empresas, dos clientes e, ainda por cima, gerar valor efetivo e real para a empresa”, finalizou.

A 6ª edição da Convenção Nacional do GAJS foi realizada em 26 de novembro no Clube Monte Líbano, em São Paulo, e reuniu renomados profissionais e multiplicadores de informações apresentando visões sobre questões de grande importância para o jovem sucessor do atacado distribuidor.

 

 

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