O Comitê Logística da ABAD se reuniu na quinta-feira, 18 de abril, para a terceira e última reunião antes da Convenção Nacional e Anual do Canal Indireto, que acontece de 17 a 19 de junho, em Atibaia (SP). Sob o comando do coordenador Giuseppe Lotto, da Temsi do Brasil, e de Rafael Spader, líder da ABAD na Região Sul, que representou o presidente Leonardo Miguel Severini. Os membros definiram os tópicos que serão abordados na Convenção, em junho.
Depois de uma rodada de entrevista com os membros do comitê, o coordenador Giuseppe Lotto colheu insights importantes para a construção de um mapa dos fatores de impactos na logística, tanto nos processos internos quanto nos fatores externos. “Os centros de distribuição e transporte, dois pilares importantes da logística, representam, em média, cerca de 8% do faturamento das empresas. Portanto, temos todas as razões para fazer investimentos em logística, aumentando a produtividade e reduzindo custos”, disse Lotto.
Segundo ele, as soluções que existem hoje nesse aspecto podem mudar a realidade da empresa, já que o investimento na área não é uma contribuição apenas, mas um ganho real e substancial, que altera o faturamento. “Sabemos, contudo, que não é algo simples. Há muitos aspectos a serem considerados nessa trajetória. Problemas que vão desde a dificuldade de encontrar pessoas para diferentes posições até questões inerentes ao processo, como o volume de entrega cada vez mais baixo. Mas é importante que se diga: para cada problema há uma solução”, afirma, destacando que as empresas devem ser competentes para fazer a melhor escolha.
Para contribuir com esse processo de fazer as melhores escolhas, houve um momento no encontro para a apresentação de soluções em logística para o setor. Empresas como Volkswagen, Mercado Link, Kion e Temsi mostraram o que há de mais inovador em suas áreas de atuação.
Em junho, na Convenção, serão apresentados algumas dessas soluções e cases de empresas bem-sucedidas em logística.