Comitê Tecnologia e Inovação ABAD define roadmap para guiar debates futuros

O Comitê Tecnologia e Inovação da ABAD, coordenado pelo especialista Eduardo Terra, sob a liderança do presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini, realizou seu primeiro encontro presencial dia 22 de agosto em São Paulo (SP). Na reunião, que contou com a presença de atacadistas e distribuidores, membros da indústria e fornecedores e prestadores de serviços de tecnologia, foi definido um roadmap para guiar os próximos debates.

“Priorizar tendências e novidades tecnológicas é um desafio para as empresas que se esforçam para acompanhar o ritmo acelerado de transformação. O objetivo do comitê é apresentar soluções concretas e viáveis para que as empresas do setor possam usar o melhor das tecnologias e inovações disponíveis”, disse o presidente da ABAD na abertura do encontro.

Terra, então, apresentou as diretrizes segmentadas em oito pontos principais:

  1. Cultura digital
    2. Estrutura organizacional e novos modelos de gestão
    3.           Arquitetura de tecnologia
    4.           Uso intensivo de dados
    5.           Novas soluções em tecnologia – Aplicações
    6.           Comunicação digital e personalizada
    7.           Canais digitais – E-commerce e marketplace
    8.           Novo papel do representante

“Os itens um e dois são a base, mas isso não significa que precisamos fazê-los primeiro para então iniciar os outros. Por vezes podemos começar pelo item sete, mas para funcionar, teremos de revisitar os iniciais”, explicou o coordenador.

O presidente Leonardo enfatizou a necessidade de seguir um caminho simples para sequenciar os passos a serem dados na jornada da digitalização. “Devemos lembrar que a transformação digital é um meio para exercermos o nosso core business, e não o fim”, pontuou.

E-commerce e marketplace

No debate, o grupo enfatizou os canais digitais como sendo um dos tópicos mais atraentes para o segmento. Em sua fala, Silvia Somazz, da Google Cloud Brasil, disse existir uma certa ansiedade pelo progresso que atrapalha. “Muitas marcas ficam incomodadas quando não são classificadas como marketplace, mesmo ainda tendo um e-commerce que precisa de melhorias”, disse.

Para Terra, há, no Brasil, uma visão equivocada de que e-commerce e markeplace são sinônimos. “O e-commerce, por si só, não é simples. Mas muita gente ainda tem instabilidades e quer migrar para o marketplace – que tem complexidade bem maior, apenas escalando o que não já não funciona”, declarou.

Cultura e adesão

Outro tema bastante comentado foi a cultura da digitalização e a necessidade de percepção de relevância de todos os atores da cadeia. “O atacadista distribuidor vive da prática esse problema, pois lida com o varejista todos os dias. Então, precisamos entender como trazer a experiência da vida real para esse público”, comentou Ana Mello, da Sccantech.

“É muito mais efetivo quando o segmento observa que há uma oportunidade real de melhoria. Isso faz o time abraçar o projeto”, concorda Eloi Prado de Assis, da Totvs.

Próximos passos

A etapa final do encontro buscou definir as primeiras temáticas que serão priorizadas nas próximas reuniões. Foram elencados, então, quatro assuntos principais: 1) Cliente/Varejo 2030 e o novo papel do RCA; 2) Cultura Digital, organização e novos modelos de negócios; 3) Canais digitais; 4) Uso intensivo de dados

Para tornar o debate ainda mais proveitoso, o grupo pensa em convidar startups com soluções dedicadas a sanar algumas das principais dores do setor. “É muito difícil discutir inovação e tecnologia sem trazer a agenda de inovação aberta, que é um elemento de cultura que ajuda a oxigenar o nosso pensamento”, finalizou Terra.

O próximo encontro do Comitê de Tecnologia e Inovação da ABAD será realizado em outubro.

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