Cerca de 42 representantes do setor atacadista distribuidor, incluindo o presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini, participaram do encontro anual Brasil em Código, promovido pela Associação Brasileira de Automação – GS1 Brasil no dia 10 de agosto, no Espaço Arca, em São Paulo. A comitiva, formada por membros da diretoria da ABAD, presidentes e executivos de filiadas, teve a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos em gestão para indústria, varejo, marketplace e tecnologia.
O evento contou com um grande palco para apresentação dos principais keynote speakers, que depois se dividiu em quatro palcos para mais de 20 horas de conteúdo apresentadas simultaneamente por 50 palestrantes. Os participantes também puderam visitar uma área de exposição para conhecer as soluções desenvolvidas por 34 marcas.
O tema do Brasil em Código deste ano foi “Inovações que transformam o amanhã”. Entre os vários debates durante todo o dia, o painel “Novos desafios da transformação digital do varejo e a chegada da AI”, com participação da head de Pesquisa e Desenvolvimento da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, Marina Pereira, abordou diversos aspectos relacionados ao avanço da inteligência artificial no setor de varejo.
O destaque ficou por conta do levantamento do Índice GS1 Brasil de Automação, que constatou o aumento significativo da adoção da Inteligência Artificial nos últimos meses. De acordo com o levantamento, 10% das empresas de varejo já incorporam essa tecnologia em suas operações, se não diretamente, indiretamente em suas operações com parceiros de negócios. Também foi discutida durante o painel a importância de fornecer informações precisas e relevantes para alimentar os sistemas de IA. A qualidade dos dados fornecidos desempenha um papel fundamental no alcance de resultados eficazes ao utilizar essa tecnologia no varejo.
Em relação ao processo de transformação digital nas empresas, foi enfatizado que, embora a maior parte das vendas ainda ocorra em lojas físicas, o processo de decisão de compra agora tem início no ambiente digital em quase metade da efetivação das vendas do varejo. Isso torna a transformação digital uma necessidade para que as empresas do setor varejista possam se manter competitivas, acompanhando as mudanças na preferência e no comportamento dos consumidores.
*Com informações da assessoria de comunicação da GS1 Brasil