Convenção Anual do setor recebe 600 convidados

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

A solenidade de abertura da 41ª Convenção Anual do Canal Indireto – ABAD 2022 ATIBAIA, realizada na noite de segunda-feira, dia 6 de junho, reuniu cerca de 600 convidados, entre atacadistas e distribuidores e representantes da indústria. O presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini, foi acompanhado na sessão solene pelo deputado federal Efraim Filho (União-PB), presidente da Frente Parlamentar de Comércio e Serviços – FCS, e pelo presidente da Unecs – União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços e da CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, José Cesar da Costa.

Antes do seu pronunciamento de abertura, o presidente Severini concedeu uma entrevista à diretora da revista Distribuição, Claudia Rivoiro. Tendo acompanhando o desenvolvimento da ABAD ao longo dos mais de 40 anos da entidade, o presidente frisou durante a entrevista o relevante trabalho realizado em defesa do setor e a importância da atividade atacadista e distribuidora no canal indireto, “não apenas no aspecto comercial, pois é uma atividade que procura entender o dia a dia do cliente, pequeno médio varejo, oferecendo crédito e suporte, e que também faz o trabalho de picking e distribuição das mercadorias, que é tão valorizado pelos fornecedores”.

Ele lembrou ainda que, em cada época, a demanda do setor a ser atendida pela ABAD é distinta. “Eu vejo que, hoje, a demanda maior é tecnológica, aliada às pautas inclusivas ligadas às áreas social, ambiental e de governança.” Todos esses temas estão contemplados nos debates do evento. Leonardo também salientou o grande papel do evento como promotor de oportunidades e de networking.

Já no discurso oficial de abertura, o presidente Leonardo destacou a nova realidade vivida tanto por pessoas quanto por empresas, “onde o presencial e o virtual estão cada vez mais conectados e onde a tecnologia desempenha um papel cada vez mais crucial”, o que justifica a escolha do tema deste ano, Tecnologia e Processos em Benefício da Gestão.

Ele reiterou a necessidade urgente de incorporar a tecnologia no dia a dia das empresas, que avança de forma exponencial, e lembrou que acomodar-se não é uma opção. “Pensando nisso, a ABAD trouxe para esse evento as mais relevantes tendências tecnológicas, as mais inovadoras ferramentas de gestão e os mais poderosos geradores de insights para que as empresas do nosso setor estejam sempre um passo à frente e possam atingir seus resultados com excelência”, acrescentou.

O presidente não deixou de mencionar outros aspectos importantes do trabalho da entidade, entre eles “posicionar-se institucionalmente e lutar pela aprovação ou modificação de pautas legislativas que afetam o funcionamento do canal indireto”, e exortou os participantes a “participar ativamente dos debates, acumular conhecimento e ajudar a construir o caminho a ser trilhado pelo setor nos próximos anos.”

Também fizeram pronunciamentos o presidente da Unecs e da CNDL, José Cesar da Costa, e o deputado federal Efraim Filho.

José Cesar da Costa falou sobre a importância do Instituto UNECS, representando e defendendo os interesses de 74,8% do PIB nacional, com mais de 27 milhões de empregos formais. Também mencionou o trabalho da entidade junto à Frente Parlamentar do Comércio e Serviços e louvou a atuação do deputado Efraim Filho no comando da Frente.

Ele lembrou ainda a parceria com a Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, sob a presidência do senador Jorginho Mello (PL-SC), que também contribuiu com a Unes durante a pandemia, e a Frente Parlamentar Mista do Empreendedorismo, coordenada pelo deputado federal Marco Bertaiolli, do PSD de São Paulo, com participação ativa nos projetos da Unecs. “Essas são hoje as três frentes mais importantes que trabalham com o nosso setor.”

Costa também mencionou as parcerias com o Sebrae Nacional e a deputada federal Paula Belmonte, que defendeu no Congresso projetos de lei necessários para a sobrevivência das empresas e manutenção e geração de empregos no país.

“Destaco a importância do associativismo e a união de todo o setor de comércio e serviços em defesa das nossas pautas; toda essa rede vem mostrando força e capacidade nos momentos mais difíceis, mais agudos da crise. Nos tornamos interlocutores do comitê de crise do Governo Federal e nossas sugestões nos garantiram um posicionamento diferenciado nas arenas de debates que envolveram o governo, entidades setoriais, congresso nacional e autoridades de saúde.”

O deputado Efraim Filho, por sua vez, destacou a expectativa da retomada econômica e lembrou o quanto o setor foi crucial para que o país passasse pela pandemia. “Um dos setores que mais ajudaram a manter portas abertas, que mais ajudaram a empregar, que cresceram e enfrentaram a crise.”

Disse ainda que a Convenção é uma oportunidade de “celebrar o empreendedorismo e a coragem do setor”, pedindo uma salva de palmas aos empresários e empresárias presentes.

Também saudou o deputado federal Marco Bertaiolli pelo “trabalho extraordinário na defesa de quem produz” e a deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF) pelo trabalho “na autoria e relatoria de projetos têm feito a diferença, comprometida e dedicada” à causa do empreendedorismo.

“O Congresso Nacional fez a sua parte, enfrentou na pandemia uma agenda importantíssima, principalmente na questão do crédito. Com a parceria da Unecs, fomos responsáveis por diversos programas que mexeram nas taxas de juros, deram maior carência, para as empresas fazerem frente a esse momento tão desafiador”, relatou Efraim. “Nosso grande objetivo é valorizar quem produz.”

“O trabalho que a ABAD faz importantíssimo para que um setor desse porte tenha voz na agenda dos grandes temas do Brasil. Ao trazer a agenda política par dentro deste evento, a ABAD acerta, os está tendo vez e voz para ajudar a construir o Brasil”, finalizou.

O evento também foi palco de homenagens especiais a três empresas atacadistas de longa atuação no país: Grupo Jorge Batista (71 anos de atividade), Tonin Atacado (60 anos) e Atacadão (60 anos).

A solenidade de abertura do evento contou ainda com uma apresentação bastante original do hino nacional brasileiro, uma bela interpretação instrumental do grupo musical Choro das Três, composto pelas irmãs Corina, Elisa e Lia Meyer (flauta, bandolim e violão).

A 41ª Convenção Anual do Canal Indireto pôde ser realizada mais uma vez graças ao apoio dos principais parceiros do setor, que patrocinaram o evento: BMS Consultoria Tributária, GS1 Brasil, Mondelez, P&G, Serasa Experian, Totvs e Unilever Patrocínio Diamante); Cargill, Cless,  Inovage, Nestlé e Pepsico (Platina); Condor, Flora, Havaianas, JTI, Mercedes Benz, Solera, Temsi e Volkswagen Caminhões e Ônibus (Ouro) e Cia Müller, Anufood, Cash.in, Diageo, Fusion, Gera, Global, Infracommerce, Máxima Sistemas, Melitta, Mtrix, Reckitt, Rgis, Sankhya, Wickbold e Ypê (Prata).

Veja abaixo a solenidade de abertura na íntegra:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos da doença na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Acesse:

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos do Covid-19 na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Clique na animação para vizualizar:

POLÍTICA DE Privacidade: Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência de navegação.