Realizada no fim de semana que antecede o Encontro do Valor ABAD, a terceira edição da Convenção Anual do Grupo ABAD Jovens Sucessores – GAJs promoveu nos dois dias 23 e 24 de novembro, no Maksoud Plaza Hotel, na capital paulista, uma verdadeira imersão em palestras de conteúdo relevante para os negócios, com temas como tecnologia, cenário político, economia brasileira, transformação digital e empreendedorismo, ministradas por professores da Fundação Dom Cabral e cases de jovens e sucessores.
O presidente do GAJs, Juscelino Franklin Freitas Júnior, ressaltou que essa edição foi recorde, com mais de 180 inscritos, e realizada pelo terceiro ano consecutivo, consolidando-se na agenda da ABAD e na dos jovens empresários. “Acredito que o modelo do evento já se consolidou e estamos no caminho certo com a sua programação dinâmica, atual e interessante”, destacou.
O professor Antônio Lanzana, da Fundação Dom Cabral, abordou o tema “Cenário Político e Econômico” e enfatizou que depois da mais profunda recessão econômica que os brasileiros vivenciaram, a retomada está começando e deverá vir mais depressa que todos esperam. “Apesar de lenta, a retomada acontecerá com certeza, embora o setor industrial não esteja contribuindo como era esperado. Ao contrário da construção civil que já dá início a sua recuperação, contratando pessoal e lançando novas obras”, enfatizou.
Patrícia Turmina, participante do Grupo e proprietária da empresa Royal Trudel, contou a sua trajetória empreendedora ao iniciar seu negócio vendendo um doce de inspiração romena. “Não segui os negócios da minha família. Acabei optando por iniciar um novo negócio juntamente com o meu irmão e hoje já contabilizamos mais de 30 unidades, não foi fácil, claro, mas estamos muito contentes com o rumo que tomamos”, afirmou.
Empresa digital
No segundo dia, a programação começou com a palestra “Transformação Digital”, ministrada pela professora Dora Kaufman, da Fundação Dom Cabral. A especialista falou ao grupo de sucessores durante toda a manhã, abordando temas como Inteligência Artificial, empresas orientadas a dados, internet das coisas, indústria 4.0, deep learning e o futuro da inovação.
Ao mencionar os grandes avanços tecnológicos que afetam as empresas de hoje, a professora fez questão de frisar que, por mais que uma boa equipe técnica seja importante, é ainda mais relevante o envolvimento da alta direção no processo, já que não se trata simplesmente de um processo de TI, e sim de gestão da empresa com um todo.
Maior Caravana
Antes do intervalo para o almoço, os jovens gestores receberam a visita do presidente da ABAD, Emerson Destro, que falou brevemente sobre a necessidade de a empresa assumir o protagonismo das mudanças, sob pena de ser engolida pelo mercado em constante evolução. Destro também participou, ao lado do presidente do GAJS, Juscelino Junior, da entrega do troféu da maior caravana de participantes, que neste ano foi entregue à caravana do Sincades – Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Espírito Santo.
Exemplo empreendedor
Na parte da tarde, o grupo ouviu a palestra Mentalidade Empreendedora, apresentada pelo fundador e CEO da Sympla (plataforma de vendas de ingressos), Rodrigo Cartaxo. Relatando a trajetória do empresário e da própria Sympla, a palestra trouxe grandes exemplos de empreendedorismo e inovação.
Projeto Social
Na sequência, a apresentação do projeto social Crie o Impossível mostrou como o idealismo e a coragem de ousar levou um grupo de jovens empresários mineiros a criar um projeto de alto impacto, voltado a estudantes do ensino médio da rede pública. Flavio Vinte (Vivaçúcar), Guilhermina Abreu (Embaixadores da Escola) e Rodrigo Moreira (Smartalk) trouxeram uma história inspiradora e um case de grande sucesso, tanto do ponto de vista da gestão e da capacidade de formar parcerias como do alcance social.
Gestão de pessoas
Por fim, encerrando a programação, o diretor da Faculdade Arnaldo Janssen, João Guilherme de Souza Porto, fez a palestra “Crescimento Profissional pela Perspectiva dos Funcionários”, que trouxe insights certeiros sobre a importância de ver as questões da empresa pelo ponto de vista do colaborador e mostrou o poder da empatia para gerar engajamento e melhorar resultados.
Durante os dois dias foram apresentados lançamentos e diferenciais dos parceiros patrocinadores: Fusion (patrocinadora Ouro), Grupo Kion Dermatic, Compex, Totvs, Cielo, MaximaTech, Infracommerce, Polibras e Volkswagen Caminhões e Ônibus (patrocinadores Prata).
CLIQUE AQUI para ver as fotos e as apresentações do evento.