A cerimônia de abertura da 38ª Convenção Anual do Canal Indireto – ABAD 2018 ATIBAIA na noite desta terça-feira (24) foi um grande momento de confraternização para o setor atacadista e distribuidor. Mais de 600 pessoas estiveram reunidas no salão principal do Bourboun Convention Resort Atibaia, em São Paulo. O presidente Emerson Destro destacou em seu discurso o novo formato do evento, mais compacto, mais denso em conteúdo e focado no relacionamento e enalteceu a bandeira da ética nos negócios levantada pela ABAD.
“A partir de agora a ética nos negócios será um tema constante no discurso e na prática da ABAD. Convidamos a todos a aderir a esse movimento, levando-o para dentro de suas empresas e contribuindo para a implementação dos valores éticos em sua esfera de atuação”, disse.
A cerimônia contou com a presença de Tatiane Alvarenga, ministra do Desenvolvimento Social em exercício, do deputado Federal Efraim Filho, presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo e de Paulo Solmucci, presidente da UNECS – União Nacional das Entidades de Comércio e Serviços e da Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. Também estiveram presentes Nabil Sahyoun, presidente da Alshop – Associação Brasileira de Lojistas de Shopping, Claudio Conz, presidente da ANAMACO – Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção, João Sanzovo, presidente da ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados e Luis Garbelini, vice-presidente da AFRAC – Associação Brasileira de Automação para o Comércio.
Em sua fala, Paulo Solmucci destacou a importância do setor atacadista para o comércio e valorizou a iniciativa da ABAD em levantar a bandeira da ética. “A ABAD deu um passo adiante no sentido de transformar o ambiente de negócios e na construção de um Brasil Novo”. Ele também ressaltou as conquistas da UNECS e convidou todos a participarem do evento que marca os 150 dias da Reforma Trabalhista, que será no dia 3 de maio, às 17h, no WTC, em São Paulo. O evento, que terá a participação do ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Ives Gandra Filho, e do deputado federal e relator da reforma trabalhista, Rogério Marinho, vai traçar um panorama das principais mudanças e fazer um apanhado dos avanços nestes cinco meses desde que a reforma passou a valer. “O Brasil novo se fará através do enfrentamento das mazelas desse país, que tanto dificultam os empresários de comércio e dos serviços.”
O deputado Efraim Filho, que também representou o deputado Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, enfatizou o chamamento da ABAD pela ética. Disse ainda que o país precisa de uma transformação cultural. “Temos de ter a convicção de que precisamos de um país novo. E o nosso maior desafio não está ancorado apenas nas mudanças na lei, mas na mudança cultural. E isso passa por reconhecer os verdadeiros heróis. O comércio não é vilão. É herói”, conclui.