Encontro de Valor ABAD reúne mais de 400 agentes de distribuição

A ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados) realizou na nesta segunda-feira, 26 de novembro, a edição de 2018 do ENCONTRO DE VALOR ABAD, evento que todos os anos conta com a presença de mais de 400 participantes, incluindo representantes de todas as 27 Filiadas Estaduais da ABAD e os maiores agentes de distribuição de cada estado, e recebe o apoio de grandes empresas parceiras, que compreendem a importância de manter proximidade com o setor e com a ABAD com vistas ao aprimoramento e desenvolvimento da atividade atacadista e distribuidora.

Neste ano, em especial, durante o Encontro de Valor ABAD foi realizada a cerimônia de posse da diretoria da ABAD e do Instituto ABAD eleita para o biênio 2019/2020. Também foi empossada a nova diretoria do Grupo ABAD Jovens e Sucessores – GAJS.

Em seu discurso, que antecedeu a posse, o presidente reeleito da ABAD, Emerson Destro, destacou a importância do setor para a economia do país e a atuação da entidade no sentido de garantir um bom ambiente de negócios para a atividade atacadista e distribuidora. Ele também enfatizou a atuação política da ABAD nos últimos anos, realizada junto com a UNECS – União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços e com o apoio da FCSE – Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo, que conta com 220 integrantes e é uma das maiores do Congresso Nacional.

Em relação ao novo governo, Destro destacou sua abertura à contribuição do empresariado na elaboração de medidas que afetam os setores produtivos. “No último dia 21, estivemos em Brasília, em reunião com a equipe de transição do presidente eleito Jair Bolsonaro, e pudemos levar nossos principais pleitos ao futuro ministro Paulo Guedes. Creio que estamos construindo um importante canal de interlocução”, afirmou.

Ética nos Negócios

Tema de uma das palestras do dia, a Ética nos Negócios é a mais nova bandeira abraçada pela ABAD e também esteve presente no material impresso distribuído aos participantes do encontro. Trata-se de um pequeno guia de boas práticas fundamentadas em três pilares: concorrência leal, compliance e política de preços justa por canal.

O material também será encaminhado para a indústria, órgãos públicos, entidades e demais parceiros do setor. “Neste momento em que a sociedade pede um Brasil passado a limpo, acreditarmos ser importante nos posicionarmos, não apenas no aspecto político, mas empresarial, também. Esse guia é uma contribuição da ABAD visando à manutenção de um ambiente de negócios saudável, onde empresas possam prosperar sem práticas desleais e predatórias”, diz o presidente da entidade.

Palestras

Dois nomes de grande expressão em suas áreas de atuação foram os palestrantes deste evento. O economista Maílson da Nóbrega fez uma análise prospectiva do cenário político-econômico brasileiro. Já o professor e filósofo Leandro Karnal discorreu sobre o tema Ética nos Negócios.

Homenagens

Neste ano a ABAD homenageou duas empresas que se destacaram por sua longevidade e qualidade dos serviços prestados ao pequeno e médio varejo.

O primeiro troféu foi para o Atacado Vila Nova, empresa mineira com 90 anos de atividade no mercado atacadista distribuidor. Na sequência, foi homenageado o grupo pernambucano Karnekeijo pelos seus 40 anos de atuação.

Categorias em Destaque

Este estudo é realizado anualmente pela Nielsen e traz 15 categorias que se destacaram em mais de 400 mil pontos de vendas do pequeno varejo em todo o Brasil. Os dados revelam as preferências de compra do consumidor e permitem a reavaliação de estratégias de distribuição, exposição e marketing. A apresentação do estudo foi feita pelo diretor da Nielsen Claudio Czarnobai. A análise de cada categoria estudada está disponível na edição de novembro da revista Distribuição.

CLIQUE AQUI para baixar a apresentação.

Fornecedor Nota 10

Uma premiação que reconhece os melhores fornecedores do setor em 12 cestas de produtos e visa reforçar a importância estratégica da parceria entre Indústria e agentes de distribuição. Os vencedores são escolhidos por votação, da qual participam os atacadistas e distribuidores associados à ABAD.

Os ganhadores receberam seus troféus das mãos do presidente da ABAD, Emerson Destro, e do diretor da Nielsen Claudio Czarnobai.

Confira as empresas vencedoras: CIA. MELITTA (Bazar), HEINEKEN (Bebidas alcoólicas), COCA-COLA (Bebidas não alcoólicas), PROCTER & GAMBLE (Beleza), UNILEVER (Caldos, molhos e condimentos),    MONDELEZ (Candies), COLGATE PALMOLIVE (Higiene pessoal), RECKITT BENCKISER (Limpeza caseira), NESTLÉ (Mercearia doce), PEPSICO (Mercearia salgada), MARS (Pet) e BRF (Refrigerados).

O evento contou com o patrocínio dos parceiros: Alpargatas, Cargill Agrícola, Flora Produtos de Higiene e Limpeza, GS1 Brasil – Assoc. Brasileira de Automação, Henkel, J. Macedo, JBS, Volkswagem Caminhões e Ônibus, Máxima Sistemas de Informática, Mondelez Brasil, Nielsen, Procter & Gamble, Reckitt Benckiser, Serasa Experian e Totvs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos da doença na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Acesse:

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos do Covid-19 na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Clique na animação para vizualizar: