Ética é essencial para a longevidade das empresas

Em sua palestra no Encontro de Valor ABAD, o historiador e professor Leandro Karnal falou sobre comportamento ético, iniciando com a conceituação histórica e filosófica da ética.

Pinçando situações do dia a dia, deu exemplos de condutas que revelam a ética – ou a falta dela – na vida familiar e social, nos ambientes acadêmico e de trabalho, nas relações comerciais e institucionais, seja entre organizações da iniciativa privada ou entre empresas e agentes e órgãos públicos.

Para além das considerações de ordem moral, o palestrante destacou que, no ambiente corporativo, a ética é fundamental para garantir a longevidade e a sustentabilidade das empresas.

“Comportamentos não éticos têm o atrativo de trazer benefícios em curto prazo; por isso são tão tentadores. Contudo, esse tipo de comportamento está fadado ao fracasso no longo prazo. Ações antiéticas geram um passivo que, cedo ou tarde, vai ser cobrado, não só colocando a perder a reputação de empresas e pessoas como também reclamando reparações financeiras que podem mesmo destruir a organização”, afirmou.

Karnal destacou ainda que a ética não é um valor inato; foi aprendido ao longo dos tempos como parte da adequação do ser humano à vida em sociedade. Por ser um comportamento que contraria os interesses mais imediatos, ele deve ser orientado e estimulado de forma contínua pelas pessoas em posição de liderança (pais, autoridades, alta direção das empresas) com palavras e exemplos. Uma empresa só será ética se a alta direção também o for.

“Ética pode e deve ser aprendida, e quanto mais se investir na ética, mais ela se revelará um grande investimento. A ética garante segurança e continuidade aos negócios e agrega valor aos produtos e serviços da empresa. Ser ético é um esforço permanente, mas é o único caminho”, afirma.

Guia de Ética nos Negócios

Tema de uma das palestras do dia, a Ética nos Negócios é a mais nova bandeira abraçada pela ABAD e também esteve presente no material impresso distribuído aos participantes do encontro, durante a palestra de Leandro Karnal. Trata-se de um pequeno guia de boas práticas fundamentadas em três pilares: concorrência leal, compliance e política de preços justa por canal.

O material também será encaminhado para a indústria, órgãos públicos, entidades e demais parceiros do setor. “Neste momento em que a sociedade pede um Brasil passado a limpo, acreditarmos ser importante nos posicionarmos, não apenas no aspecto político, mas empresarial, também. Esse guia é uma contribuição da ABAD visando à manutenção de um ambiente de negócios saudável, onde empresas possam prosperar sem práticas desleais e predatórias”, diz o presidente da entidade.

CLIQUE AQUI para baixar o guia.

2 respostas

    1. Olá, Nelson
      Tivemos um problema técnico, mas até amanhã o link estará funcionando. Por favor, tente novamente amanhã e caso não esteja, por favor, me avise novamente.

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