“Se o presente é digital, o futuro será cada vez mais analítico.” A frase é do cientista de dados Ricardo Cappra, que estará na Convenção ABAD 2020, em Atibaia, SP. Ele integrará, ao lado da Nielsen e da Unilever, um dos quatro painéis programados para o dia 28 de abril, focado na importância da análise de dados para as empresas.
Além de cientista de dados, Cappra é empreendedor, consultor internacional de estratégia digital e pesquisador do impacto dos dados na sociedade e nos negócios. Ele também lidera uma comunidade global de pesquisadores e cientistas especializados em dados. A partir dessa comunidade, o cientista criou um instituto de pesquisa internacional e independente que investiga o impacto dos dados no mundo. O instituto desenvolve métodos para acelerar o uso da ciência de dados.
Mas, afinal, porque é tão importante falar em dados? Segundo estudos recentes, apenas 40% das informações geradas pelo varejo são utilizadas de alguma forma. E mesmo as que são usadas geram pouco valor. Falta uma cultura analítica nas empresas e há carência de pessoas preparadas para lidar com a análise dos dados, que é hoje a chave para avançar nos negócios. Seja para tomar decisões, traçar metas ou definir estratégias.
Nielsen
As empresas têm percebido que investir para transformar dados em informações que possam auxiliar na tomada decisões é importante. Por isso a Nielsen, empresa global de mensuração e análise de dados, vai mostrar neste painel exatamente a força desses números, trazendo uma pesquisa sobre o setor atacadista e distribuidor e sua importância para a indústria.
Unilever
Já a Unilever, líder mundial em bens de consumo, vai apresentar um case bem-sucedido que já é realidade no dia a dia da empresa em relação ao aproveitamento dos dados. O objetivo é expandir as práticas que já são desenvolvidas para os agentes de distribuição, tendo a tecnologia como mola propulsora.
Uma resposta
Sensacional. “Dados é o petróleo do século, mas assim como tal, precisa ser refinado”